Secretário de Educação Superior do MEC participa da abertura do SIUFPI 2021

Imprimir
Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 16h13

Cumprindo o compromisso de reinventar e reafirmar a relação com a comunidade interna e a sociedade em geral, a Universidade Federal do Piauí deu início na manhã de hoje (29) à terceira edição dos Seminários Integrados da UFPI 2021. Com o tema “Da interrupção à Recuperação: Reconstruindo Ideias e Práticas na Universidade”, o maior evento acadêmico da UFPI segue até o dia 3 de dezembro. Durante a semana acontecerão cerca de uma centena de seminários, palestras, comunicações e debates.

siufpi 35

Conferência de abertura do SIUFPI realizada na manhã de hoje

Com transmissão pelo Canal da UFPI TV no YouTube e participação por plataformas de videochamadas, a solenidade de abertura da programação geral contou com a apresentação da Camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel da UFPI, coordenada pelo Prof. Cássio Martins.

siufpi 7

Apresentação da Camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel da UFPI

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, parabenizou a todos os envolvidos pelos esforços empreendidos na realização do evento, principalmente pelas atuais circunstâncias impostas pela pandemia. “Gratidão a todos que contribuem para manter e realizar as nossas atividades de pesquisa, ensino e extensão. São verdadeiros heróis. A vida sem ciência é uma espécie de morte. E o SIUFPI representa a festa da ciência. Celebramos o prazer de levar além dos muros da nossa Instituição tudo que aqui foi produzido nas mais diferentes áreas do saber. Esta semana triunfa todo o trabalho e dedicação”, destacou.

siufpi 8

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em 2021 a UFPI está completando 50 anos de fundação. O Reitor frisou que a sua criação representa um grande marco para a história e desenvolvimento do estado. “A nossa Universidade é uma instituição nova, mas os estudos provam o impacto da UFPI para o Piauí e para o povo piauiense. Aqui estamos reafirmando mais uma vez este papel transformador que a UFPI possui. A 3ª edição do SIUFPI traz respostas para inúmeras perguntas e propicia o surgimento de novas, e é assim que crescemos e construímos uma nova realidade. Olho para o futuro da UFPI com esperança e parabenizo a todos que se dedicam a fazer a UFPI melhor”.

Segundo a Coordenadora do evento, a Pró-Reitora de Extensão de Cultura Débora Dettman, o SIUFPI conta com 4.000 mil inscrições de participação, com 2.287 pesquisadores com trabalhos inscritos. “Este é o maior evento acadêmico do estado. Representa o ápice do calendário acadêmico da UFPI. Mostra a importância da pesquisa e as produções de diferentes áreas. Gratidão por se dedicarem a essas tarefas diante das dificuldades deste ano. Com o fechamento das escolas e universidades, a UFPI buscou priorizar e discutir com a extensão e a pesquisa como poderíamos prosseguir. Estamos plantando o que será colhido. A UFPI será celeiro de novos pesquisadores e graças ao empenho dos professores, servidores e alunos este será um evento de sucesso. 2021 é o ano da reinvenção”, afirmou.

siufpi 2

Coordenadora do evento, Pró-Reitora de Extensão de Cultura Débora Dettman

O evento reúne dez seminários que acontecem simultaneamente: XI SEMEX, XXX Seminário de Iniciação Científica, XIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, VIII Mostra de Comunidades, II Seminário de Ensino de Graduação, II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos, V Ciclo de Palestras de Pós-Graduação, VIII Seminário de Assistência Estudantil, VI Encontro de Iniciação à Docência e III Seminário de Residência Pedagógica. Cada seminário que integra o evento terá sua programação própria. Confira aqui.

A primeira atividade desta edição do SIUFPI foi a conferência do Dr. Wagner Vilas Boas de Souza, Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. “Tenho uma relação antiga com a UFPI, desde 2014 quando a Instituição venceu o Desafio da Sustentabilidade. Em nome da professora Débora, parabenizo a todos pela realização deste evento que traz à discussão um tema tão atual, necessário e discutido mundialmente. A UFPI se reinventa para construir um futuro melhor”.

Conferência

Qual o papel da Educação Superior no mundo pós-pandemia? Qual a será a realidade do mercado de trabalho no mundo pós-pandemia? Com essas indagações, Wagner Vilas Boas destacou as mudanças e desafios do atual contexto. “Vivemos atualmente uma crise fiscal, com redução de investimentos, que causa impactos no orçamento das universidades. Há, portanto, a necessidade de promovermos ações de eficiência e modernização da Educação Superior nesta nova realidade, como também de criar e aperfeiçoar alternativas de ampliação do acesso e da qualidade da Educação Superior com baixo impacto orçamentário”.

siufpi 14

O secretário detalhou as nove ideias para ação pública na educação no mundo pós-pandemia da UNESCO. Segundo o Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Trabalho (2016), 65% das crianças que entram nas escolas primárias hoje, acabarão por trabalhar em novos tipos de emprego e funções que ainda não existem. Em 2020 o Relatório apontou que a automação deve acabar com 85 milhões de empregos nos próximos anos. Capacidade de aprendizagem; pensamento crítico e analítico; resolução de problemas; criatividade; originalidade e iniciativa; liderança e influência social; uso, monitoramento e controle de tecnologias; persuasão e negociação; são as sete características e habilidades indispensáveis do profissional do futuro.

“O fato é que a Educação Superior atual, os professores e profissionais formados por meio dela, precisam passar por uma grande transformação impulsionada pela tecnologia. A educação do futuro deve ser ágil, flexível, colaborativa, integrada e otimizada ”, avalia Vilas Boas.