Site do CNJ destaca projeto da UFPI que promove conscientização política a jovens

Imprimir
Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 12h48

Um projeto da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está auxiliando jovens estudantes de todo o estado a ampliar sua educação política e fortalecer a prática de atitudes cidadãs na sociedade. É o projeto de extensão “Educação Política, Cidadania e Sistema Político Brasileiro”, que leva conhecimentos técnicos por meio de videoconferências a estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas. As palestras, minicursos, seminários e conferências são ministradas por profissionais e especialistas da ciência política, direito eleitoral e direito constitucional. Recém-lançado, o projeto foi destaque no site do Conselho Nacional do Justiça (CNJ).

O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais da UFPI em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). O coordenador do Núcleo, prof. Cléber de Deus, explica que a iniciativa do projeto vem aumentar o acesso qualificado de jovens a conhecimentos sobre cidadania e educação política. “Resolvemos desenvolver esse projeto que tem como grande objetivo envolver jovens em todos os municípios do Piauí, para que assim possamos ter bases mais sólidas para a conscientização política e envolvimento social do jovem cidadão.”, disse o coordenador.

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a Universidade tem entre suas missões promover conscientização política da sociedade para orientar a prática da atuação cidadã. “A universidade deve estar presente em todas as ações afirmativas a fim melhorar a consciência política dos cidadãos. Estamos contribuindo com uma ação positiva e o objetivo central é ajudar as instituições parceiras a superar os obstáculos no que diz respeito à consciência política dos jovens.”

O presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira, afirmou que o projeto visa oportunizar aos jovens educação política e cidadã de qualidade. “Esperamos despertar nas pessoas e nas instituições a consciência de que é necessário agir de forma para reduzir as desigualdades sociais em todos os aspectos.”, declarou.

Entre os temas abordados no projeto estão O Sistema Político Brasileiro; A Constituição Federal de 1988: Os Princípios Estruturantes da República Brasileira e os Direitos e Garantias Fundamentais; Civismo, Cultura Política e Cidadania no Brasil; Políticas Públicas, Demandas Sociais e Processo Orçamentário.