V Ciclo de Palestras da PRPG ressalta importância da pesquisa acadêmica e internacionalização

Imprimir
Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 17h08

solenidade_de_abertura_prpg.png

Mesa da solenidade de abertura do V Ciclo de Palestras da PRPG

Teve início na tarde desta segunda-feira (29), o V Ciclo de Palestras da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG-UFPI). O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro e 3 de dezembro, faz parte da programação do Seminários Integrados da UFPI 2021. Para a quinta edição, as discussões percorrerão temas como internacionalização da pós-graduação, pesquisa, inovação e extensão, assim como os avanços e perspectivas referentes aos PPGs da universidade. Durante o Ciclo, também ocorre o lançamento do Selo de Qualidade da Pós-Graduação da UFPI.

gildasio.png

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em sua fala, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou a relevância do V Ciclo de Palestras da PRPG em suscitar temas pertinentes à realidade da pós-graduação, como a internacionalização e a publicação de pesquisas em periódicos.  

“Entre as ações empreendidas neste evento, quero destacar o lançamento do Selo de Qualidade da Pós-Graduação. A partir do julgamento de 21 inscritos, teremos a premiação da melhor dissertação e tese. Por último, será realizado também a Solenidade do Professor Sênior, que representa o momento para homenagear pesquisadores aposentados que possuam alta qualificação acadêmica”, frisou o professor Gildásio.

regilda.png

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

Ao saudar docentes e discentes presentes na abertura do evento, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, comentou que o V Ciclo de Palestras contará com a presença de pesquisadores do Reino Unido, Canadá e França. “Falaremos sobre a internacionalização, as pesquisas que estão sendo produzidas durante a pandemia. Além disso, será abordado a contextualização da extensão no âmbito da pós-graduação”, explicou.

selo_de_qualidade.png

Selo de Qualidade virá junto com as dissertações e teses quando publicadas em livro. Momento teve explicação do Superintendente, Fenelon Rocha

Para a apresentação do Selo de Qualidade da Pós-Graduação, o Superintendente de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha, pontuou que o selo surge a partir de um desejo da PRPG em destacar os trabalhos acadêmicos que ganham maior relevância entre as dissertações e teses publicadas anualmente na Instituição.

“Dentro dessa preocupação, a Superintendência de Comunilcação e a PRPG, através da EDUFPI, irão publicar as dissertações e teses premiadas. A partir da publicação, o livro lançado virá com o selo de qualidade. A ação representa uma forma de demonstrar que as pesquisas têm destacada relevância na vida das pessoas”, disse o professor Fenelon.

livia_capes.png

Conferencista do evento e Diretora de Relações Internacionais da CAPES, Lívia Palumbo

Representando no evento a Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Cláudia de Toledo, a Diretora de Relações Internacionais, Lívia Palumbo, foi a responsável por conduzir a conferência de abertura: “A Internacionalização da Pós-Graduação”.

Em sua exposição, Lívia Palumbo tratou do cotidiano da diretoria, ressaltando a importância do assunto que é de interesse da comunidade acadêmica. Assim, o setor da CAPES tem a intenção de promover a cooperação internacional, a partir de reuniões com parceiros e embaixadas estrangeiras. Segundo a gestora, a internacionalização é o “recurso para tornar a educação superior responsiva aos requisitos e desafios de uma sociedade globalizada”, comentou.

conferencia.png

Primeira mesa com convidados internacionais do V Ciclo de Palestras da PRPG

Após a conferência foi realizada a primeira mesa-redonda do evento. “Experiências Internacionacionais de Pesquisadores” corresponde a temática debatida e que contou com a participação de renomados pesquisadores internacionais, entre eles: Eliana Lacerda (LSHMT/ Reino Unido), Luís Carlos Nacul (Vancouver-Canada) e Paulo César Ghedini (UFGO). A mediação ficou a cargo da Assessora Internacional da UFPI, Érica Fontes.

Confira a programação.