Conferência de abertura do VI ENID e III SERP aborda Base Nacional Comum Curricular e formação de professores

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Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 17h38

Em continuidade com a programação do SIUFPI 2021, realizou-se na tarde desta quarta-feira (01), a conferência de abertura do VI Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e o III Seminário da Residência Pedagógica (SERP). Com o tema “Iniciação à Docência em contexto de pandemia: Ações do PIBID e Residência Pedagógica em Formato Remoto”, as respectivas edições acontecem nos dias 01 e 02 de dezembro. Aberto ao público de outras instituições, haverá a disponibilização de certificado de 20 horas aos participantes. Acompanhe à transmissão aqui.

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Conferência de Abertura do VI ENID E III SERP

Para a conferência de abertura, a temática de discussão era “BNCC e formação de professores: implicações na Educação Básica e Ensino Superior” e contou com a presença dos professores Marcelo Donizete da Silva (UFOP) e Ivânia Paula de Souza Sena (UNEB). A mediação ficou a cargo da coordenadora institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Maria de Nazareth Fernandes Martins e a Profa. Raimunda Alves de Melo (PIBID/UFPI).

Responsável por apresentar os convidados da mesa-redonda, a Profa. Nazareth destaca a importância da realização do SIUFPI, uma vez que reúne a realização de dez eventos simultâneos na Universidade. “Aproveito para dizer que o conteúdo dessa conferência foi definido considerando os estudos e as discussões que ocorreram no âmbito do PIBID e Residência Pedagógica. De modo recorrente, o assunto fez parte das narrativas dos professores das escolas públicas de ensino básico, dos nossos bolsistas e docentes da UFPI”, explicou.

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Os desafios propostos pela BNCC compõe a fala do Prof. Marcelo Donizete

Ao iniciar os trabalhos, o Prof. Marcelo Donizete ressalta que tratar da Base Nacional Comum Curricular não só é importante no momento atual de pandemia, mas também por remeter a questões de políticas públicas. “Nesse sentido, o tema é de extrema importância, assim pretendo falar dos desafios que a BNCC coloca ao corpo docente e discente, considerando as transformações das políticas públicas. Ao mesmo tempo, questiono qual seria o nosso papel, não apenas como ator educativo, mas nossa função política que implica na vida de muitos estudantes”, frisou.

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Professora Ivânia Sena realiza suas contribuições à mesa-redonda

Em sua fala, a Profa. Ivânia adentra o tema de debate discorrendo sobre “As reformas educacionais em curso no Brasil, são de natureza global”. “Com o intuito de olhar para além do documento da BNCC e da BNC – formação de professores, que eu busco contribuir com o debate. Assim, busco partir da compreensão da educação como um complexo social, ou seja, seu entendimento se deve a relação entre as práticas sociais. Defendo que é preciso enxergar os desafios para além da educação, vislumbrando as suas determinações”, comentou.

Na sequência, após o intervalo, desenvolve-se 11 Oficinas Pedagógicas no horário de 16h30 às 18h30. As discussões variam de tecnologias digitais, música, artes e meio ambiente.

Para saber mais da programação completa dos dois dias de VI ENID e III SERP, confira aqui.