Tese de Professor da UFPI é selecionada para coleção Faber & Sapiens na Espanha

Imprimir
Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 17h34

O Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPI, Francisco das Chagas Amorim de Carvalho, teve seu trabalho de doutorado escolhido entre as teses de excelências para compor a coleção Faber & Sapiens na Espanha. A tese intitulada “La verdad como flor y canto: las metáforas en la experiencia estética de los valores”, foi defendida no ano de 2019 na Escuela Internacional de Doctorado (UNED) na área de Antropologia Filosófica. O trabalho ainda recebeu nota máxima e reconhecimento cum laude (com a maior das honras).

De acordo com o pesquisador, o objeto da tese é evidente para investigadores na área de filosofia, antropologia, ética, estética e estudos da cultura. Nesse sentido, aparece no trabalho uma discussão conceitual em torno da verdade, que consta entre os valores especiais na Ética de Nicolai Hartmann, um dos valores fundamentais nos estudos comparados da Cultura e da Antropologia. O estudo realizado investiga e apresenta as configurações de valores através de metáforas em diferentes culturas e contextos históricos.

Sobre a importância da tese ser incluída à coleção Faber & Sapiens, o Professor Francisco ressalta o estímulo a internacionalização promovida pela UFPI. “É sabido que publicações internacionais colocam a UFPI entre as universidades de excelência, não por acaso os programas da CAPES e desta mesma universidade em dotar de aportes financeiros projetos de professores que resultem em publicações de artigos e livros”, comentou.

A tese na coleção da Faber & Sapiens pode ser conferida aqui.