PPGFIL realiza nesta sexta-feira (3) última edição do projeto Diálogos Filosóficos deste ano

Imprimir
Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 08h35

O Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFPI (PPGFIL/UFPI) promoverá nesta sexta-feira, 3, a última edição do projeto Diálogos Filosóficos. O evento será transmitido pelo canal do PPGFIL no YouTube, a partir das 16h.  A iniciativa, que ocorreu nas primeiras sexta-feiras de cada mês deste semestre, receberá o Professor Ricardo Timm de Souza, docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), sob mediação do professor José Elielton de Sousa (UFPI). 

O palestrante é doutor em filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha) e é considerado um dos grandes nomes da filosofia no Brasil atualmente. É autor de 25 livros e cerca de 200 capítulos, artigos, traduções e obras organizadas, tendo sido agraciado com o Prêmio Minuano de Literatura de 2021, na categoria “Ciências Humanas”, pelo seu último livro “Crítica da razão idolátrica: tentação de Thanatos, necroética e sobrevivência”. 

Dialogos_Filosoficos_PPGFIL.jpg

O evento é organizado pela Coordenação do PPGFIL e tem o objetivo de debater as principais questões filosóficas contemporâneas, levando em consideração as pesquisas desenvolvidas no Programa, em uma interlocução dos professores com outras realidades. Na primeira edição, o professor Manfredo Oliveira (UFC) ministrou a palestra, com a mediação dos professores Jozivan Guedes (UFPI) e Juliano Oliveira (PNPD/UFPI). Na segunda edição, o projeto recebeu a professora Yara Frateschi (UNICAMP), a partir da mediação da professora Solange A. C. Costa (UESPI/PPGFIL). Já na terceira edição, o professor  Ernani Chaves (UFPA) ficou responsável por dar sequência aos debates e contou com a mediação do professor Fábio Abreu dos Passos (UFPI). Na quarta edição, participou o professor Alessandro Pinzani (UFSC) e teve a mediação do professor Jozivan Guedes. Na quinta edição, o professor Edgar Lira (PUC-Rio) realizou o evento e a mediação ficou sob responsabilidade do professor Maurício Fernandes (UFPI). As edições anteriores podem ser acessadas no canal do Programa, no YouTube.