UFPI acolhe nova edição do Salipi a partir do dia 13

Imprimir
Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 16h32

UFPI_CENAS_NOV_-_002_1.jpg

A Fundação Quixote e a Universidade garantem a realização do evento, que é o maior acontecimento da agenda cultural do Piauí

“Onde houver trevas, que eu leve livros”. Esse é o tema do Salão do Livro do Piauí 2021, o Salipi, maior evento cultural do Piauí, que está de volta depois de uma pequena pausa, devido à pandemia de Covid-19. O Salipi, organizado pela Fundação Quixote e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) chega este ano em dose dupla, concentrando as edições 18 e 19, e com um formato híbrido recheado de Talk Show, palestras de forma presencial e virtual. O evento acontece entre os dias 13 e 19 de dezembro, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI.

“A UFPI tem um especial carinho pelo Salipi e não poderíamos deixar de chancelar um evento tão importante para a cultura do estado”, disse o reitor Gildásio Guedes. Os detalhes da realização passaram pelas discussões do presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, e do Superintendente de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha. “Teremos todas as nossas atrações. A diferença é que este ano seguiremos todos os protocolos sanitários, devido à pandemia”, disse Kássio.

cassiosalipi-5_2.jpg

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes

Kássio considera como um grande desafio, para a realização do evento em 2021, o fator tempo. Em poucos meses, muitas coisas tiveram que ser decididas e pensadas de maneiras diferentes. “Já superamos esse desafio, e em grande estilo: teremos lançamentos nacionais de livros, como o sobre a semana de arte moderna, do escritor José de Nicola; estamos em contato com Rafael Montes, que está com uma série em algumas plataformas de streaming, com “Bom Dia, Veronica”; a professora Socorro Acioli, que tem prêmio Jabuti de Literatura; assim como muitos outros nomes. Com isso, iremos o colocar o Piauí novamente no cenário nacional de cultura”.

O Salipi, com edição dupla, trará dois homenageados: os escritores piauienses Graça Vilhena e Climério Ferreira. A programação completa, incluindo as atrações culturais locais e nacionais que serão divulgados nos próximos dias.

Ainda nesta quarta-feira (02/12), o Superintendente de Comunicação, Fenelon Rocha, e o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek, estiveram vistoriando o Espaço Rosa dos Ventos. “Estamos com os ajustes finais para que o espaço possa receber o Salipi da melhor forma”, disse Fenelon. Os stands e o auditório do Salipi começam a ser instalados neste final de semana para a recepção dos eventos do Salão.