PRPG homenageia docentes do Programa PROSÊNIOR

Imprimir
Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 12h12

Homenageados_copy.jpg

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (3) a solenidade de homenagem a professores colaboradores do Programa ProSênior, iniciativa que integra à UFPI docentes aposentados de alta qualificação acadêmica da Universidade e de outras instituições para atuar em atividades de ensino de pós-graduação, pesquisa e/ou extensão. A solenidade de agraciamento é uma açao do V Ciclo de Palestras da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), evento que integra o SIUFPI 2021. 

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, esteve presente à solenidade e assinalou a importância da participação dos docentes no Programa. “É um trabalho sacerdotal, voluntário, de se colocar à disposição para prestar serviços à UFPI. E a Universidade calorosamente os recebe de braços abertos”. O Reitor Gildásio contou na solenidade que a sugestão de criar o Programa Prosênior partiu do Prof. Benedito Borges, falecido em 2021, vítima da covid-19. "Após recebermos essa demanda, logo cuidamos de viabilizar. Infelizmente, não podemos contar com a presença do Prof. Benedito Borges neste dia, mas estamos aqui cumprindo seu desejo.”, complementa.

Reitor.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes

A Pró-Reitora da PRPG, Regilda Moreira-Araújo, destacou a experiência que esses professores colaboradores agregam ao ensino de Pós-Graduação para qualificar ainda mais atuação da UFPI. “Aqui estamos reconhecendo a importância dos professores colaboradores, e a necessidade da UFPI de que venham ajudar cada vez mais, para que possamos avançar na melhoria da qualidade da Pós e engrandecer a Instituição.”, completou a Pró-Reitora.

ProReitora.jpg

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profª. Regilda Moreira-Araújo

Umbelina Borges, filha e representante do professor Benedito Borges, se mostrou emocionada e grata com a homenagem ao pai. “Eu me sinto honrada, como toda minha família, por essa homenagem. Deixa claro que o legado de um homem nunca morre, e a gente espera que esse legado seja passado aos demais. Essas homenagens certificam a contribuição que meu pai deu à UFPI, que trabalhou sempre por amor.”, concluiu Umbelina.

Umbelina.jpg

Umbelina Borges, filha do professor homenageado Benedito Borges

Foram homenageados na solenidade os seguinte docentes: Francisco Laerte Juvêncio Magalhães (PPGCOM/CCE); Maria do Rosário de Fátima e Silva (PPGPP/CCHL); Rozeverter Moreno Fernandes (PPGZT/CCA); Germaine Elshout de Aguiar (DINTER em Educação/USP); José Machado Moita Neto (MDMA/PRPG); Maria Conceição Soares Meneses Lage (PPGArq/CCN); Antonia Maria das Graças Lopes Citó (PPGQ/CCN); Maria Acelina Martins de Carvalho (PPGTAIR/CCA); Saulo Cunha de Serpa Brandão – (PPGL/CCHL); Maria Fernanda Brito do Amaral (UFPB-UFPI); Benedito Borges da Silva (PPGC/CCS) (in memorian).

PROSÊNIOR - Participam do PROSÊNIOR professores aposentados da UFPI e/ou de outras Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, com título de Doutor ou Livre-Docente, com comprovação de expressiva produção científica, técnica ou cultural, considerada de alto nível. A participação no Programa é de 4 anos.