JOII-UFPI e Luneta promovem eventos gratuitos na área de Comunicação

Imprimir
Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 11h16

EVENTO JOII E LUNETA

O grupo de pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII) e portal e aplicativo Luneta, ambos vinculados à Universidade Federal do Piauí (UFPI), promovem na próxima quarta-feira, dia 6 de abril, às 9h, o “Seminário Desigualdades Tecnológicas e Inovações Emergentes no Jornalismo Digital", como um evento de lançamento do e-book do Congresso Internacional do JOII, realizado em 2021. Além disso, entre os dias 6 e 8 de abril, de 16h às 18h, será realizado o curso “Produção de conteúdos audiovisuais jornalísticos para a internet: uma oficina do Luneta” sobre vídeos e áudios no contexto das redes sociais. Tudo isso gratuitamente, para todos os públicos interessados na temática e com certificados de extensão pela UFPI para os inscritos.

A proposta do evento é pensar a linguagem webjornalística para além de uma perspectiva tecnológica, na medida em que se espera dos jornalistas contemporâneos é que sejam capazes de primeiro pensar o cruzamento dos meios de comunicação e, apenas depois, que dominem o hardware ou software. Para auxiliar nisso, o e-book será disponibilizado gratuitamente nas plataformas digitais, reunindo dez dos trabalhos que discorrem sobre o tema e que foram apresentados no Congresso Internacional de 2021 do JOII. No seu seminário de lançamento, ainda contará com as falas dos professores Catarina Rodrigues e Fernando Firmino, importantes pesquisadores da área de Comunicação: tanto no Brasil quanto em Portugal.

Além da palestra e lançamento do e-book, será realizado o curso "Produção de conteúdos audiovisuais jornalísticos para a internet: uma oficina do Luneta”, que visa apresentar aos participantes noções básicas sobre como produzir vídeos curtos, como gravar e circular palestras no Youtube e como realizar e divulgar podcasts. Ou seja, haverá estímulo de outras habilidades para que os alunos, docentes e profissionais sejam capazes de produzir conteúdos audiovisuais para redes como Whatsapp, Instagram, Youtube e Spotify.

A professora Juliana Teixeira, líder do JOII-UFPI e docente permanente do curso de Comunicação Social da mesma Instituição, explica que os cinco organizadores do CIJOII (evento que ocorre bienalmente), selecionaram os dez trabalhos que se destacaram. “Agora estamos publicando em formato de e-book gratuito”, pontua. Ela também acrescenta que têm ótimas expectativas para o evento. “Ela está muito grande no sentido de circularmos as ideias, reforçando a divulgação do que é produzido no Congresso. Estamos nesse processo de construção de um lugar de discussão do jornalismo, da inovação e da igualdade em Teresina, por meio da UFPI”, externa.

Quem não possui vínculo com a Universidade e se interessou pelos eventos, pode fazer sua inscrição no SIGAA UFPI, selecionando a aba extensão e procurando pelo nome dos eventos.

Para mais informações ou tirar dúvidas, entre em contato pelo instagram @joii.ufpi ou @lunetaufpi

Sobre os palestrantes 

Fernando Firmino da Silva é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999). É Professor Doutor Associado na Universidade Estadual da Paraíba na disciplina de Laboratório de Produção Gráfica e Digital e Jornalismo Móvel. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da Universidade Federal da Bahia - UFBA. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade - MOBJOR, cadastrado no CNPq.

Catarina Rodrigues é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade dos Açores e pesquisadora do LabCom, da Universidade da Beira Interior (Portugal). Também integra o grupo de pesquisas Comunicação e Media e é uma das organizadoras do evento Jornalismo e Dispositivos Móveis. Doutorou-se em Ciências da Comunicação, em 2014, pela Universidade da Beira Interior. Entre outros temas, tem pesquisado sobre jornalismo, novos media, semiótica e cultura visual.