Centro de Ciências da Saúde homenageia o professor José Ivo dos Santos Pedrosa

Imprimir
Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 13h23

WhatsApp_Image_2022-04-04_at_09.28.54.jpeg

Homenageado, Professor José Ivo dos Santos Pedrosa

A direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Núcleo dos Estudos em Saúde Pública (NESP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) homenageiam o professor José Ivo dos Santos Pedrosa com a medalha do Mérito em Saúde do CCS - UFPI. A cerimônia acontece na próxima quinta-feira (7), a partir das 9h30, no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia (CCN II).

O professor graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Mestrado em Saúde Comunitária também na UFBA e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), recebe essa homenagem como forma de honrar sua produtiva trajetória profissional nas áreas da sáude, educação, pesquisa e inovação na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela sua brilhante caminhada como professor do CCS-UFPI. 

O professor Otacílio Batista Netto, membro efetivo do Núcleo de Estudo em Saúde Pública (NESP), comparou a importância do professor José Ivo com a da própria reforma sanitária realizada no estado. “Trouxe nos anos 90 a saúde como um direito de todos os cidadãos”, destacou.

“Foi incansável na propagação da saúde pública do estado. Sua inquietude moldou toda sua trajetória profissional desde o seu início na docência até os dias atuais”, disse a professora Lúcia Vilarinho, gerente do NESP, ressaltando também o seu protagonismo em movimentos da saúde familiar pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Natural de Parnaíba, José Ivo já atuou como professor da UFPI no departamento de Medicina Comunitária, Coordenador da Implantação do Curso de Medicina da UFPI no Campus de Parnaíba e professor e orientador nos programas de Pós-Graduação em Ciências e Saúde e Enfermagem.