Abertura oficial do III FORMMAPI acontece em São Raimundo Nonato

Imprimir
Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 09h22

WhatsApp_Image_2022-04-01_at_10.37.50.jpeg

Mesa de abertura do III FORMMAPI

Gestores, professores, autoridades públicas e profissionais de saúde estão reunidos durante toda sexta-feira (01) no III Fórum para a redução da Mortalidade Materna no Piauí (FORMMAPI). O evento foi aberto na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF para um debate qualificado e abrangente. 

O objetivo do evento é refletir sobre as  potencialidades e fragilidades do território Serra da Capivara, buscando assim soluções para a redução da morte materna. Além disso, formular estratégias que, posteriormente, serão transformadas num Pacto de Cooperação para melhorar o indicador.

A abertura oficial contou com a participação da Pró-Reitora de Extensão da UFPI, representando o Reitor Gildásio Guedes, Débora Dettmam; Coordenadora Adjunta do Nuepes e do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Lis Cardoso Marinho Medeiros, Verônica Abdala (BIREME/OPAS/OMS); Presidente do COSEMS-PI, Auridene Tapety; Representando a SESAPI, Coordenadora Estadual do SIM/SINASC, Zenira Martins; Médico da Família e professor da UFMG, Nathan Mendes (UFMG); Professora da Unifesp, Rita Maria Lino Tarcia; Coordenadora Estadual em Saúde da Mulher,  Maria Auzeni de Moura Fé (SESAPI); Secretário Municipal de Saúde de São Raimundo Nonato, Jussival Júnior; Coordenador da Regional de Saúde, João Eudes; Diretora do Hopital Regional Senador Cândido Ferraz, Nilvânia Nascimento; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nihara Helena; Coordenadora Atençao Básica de SNR, Jessika Miranda e outros representantes da regional de saúde de Bom Jesus.

deboradettmam.png

Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Débora Dettmam

Na oportunidade, Débora Dettmam disse que “é importantíssimo o espaço de reuniões como o FORMMAPI, em que profissionais de saúde, gestores podem se unir em tomadas de decisões políticas que sejam assertivas, eficientes, definirem políticas públicas que se tornam estratégicas para que cada vez mais possam refletir situações tão difíceis como essas que são tratadas pelas famílias em situações de perdas das gestantes”. 

WhatsApp_Image_2022-04-01_at_10.37.49.jpeg

Secretário Municipal de Saúde de São Raimundo Nonato, Jussival Júnior

Jussival Júnior falou da ampliação da participação de profissionais de saúde que atuam no território nas discussões do cuidado integral da saúde da mulher. “É um momento de estarmos corpo a corpo discutindo e levando para o nosso ambiente de trabalho o que é mais importante é sair com um plano elaborado na tentativa de estar diminuindo índices de morte materna e infantil em cada cidade em que trabalhamos”. 

WhatsApp_Image_2022-04-01_at_10.37.50_1.jpeg

Coordenadora do evento, Lis Marinho

De acordo com a coordenadora, Lis Cardoso Marinho Medeiros, a participação dos profissionais é fundamental para uma boa assistência. “O III fórum tem o objetivo de  fazer o conhecimento científico chegar à assistência para melhor ser assistido o usuário. Focar nas etapas de gestação, parto e puerpério é fundamental para buscar um desfecho favorável de uma boa assistência”.

 WhatsApp_Image_2022-04-01_at_10.37.51.jpeg

Diretora do Hopital Regional Senador Cândido Ferraz, Nilvânia Nascimento

Nilvânia Nascimento destacou o objetivo do evento para redução da mortalidade materna. “O objetivo deste fórum é tentar evitar que chegue o problema maior até o hospital que é a última instância e com este fórum vamos buscar alternativas para prevenir as mortes maternas”. 

WhatsApp_Image_2022-04-01_at_10.37.51_1.jpeg

Coordenador da Regional de Saúde, João Eudes

João Eudes disse que “III fórum é importante para o Piauí, para o nosso território e para o Brasil. É um momento que marca o território serra da capivara, marca os sistemas de saúde do Piauí, pois junta profissionais de alto gabarito para estar nos fortalecendo e nos ajudando. Tenho certeza que a partir de hoje, nós seremos mais fortes, atuantes e obteremos mais resultados positivos”. 

WhatsApp_Image_2022-04-01_at_10.37.52.jpeg

Nathan Mendes (UFMG)

Nathan Mendes (UFMG) enfatizou a importância do fórum de nível internacional, que conseguiu o poder de aglutinação, agremiação em torno de um tema de alta relevância e que costuma não estarem na agenda de decisão de prefeitos, secretários municipais de saúde, por abordar questões muito complexas que negligenciam a figura feminina nos seus cuidados. 

WhatsApp_Image_2022-04-01_at_10.37.52_2.jpeg

Presidente do COSEMS-PI, Auridene Tapety

Auridene Tapety disse que “quando percorremos as regiões de saúde, nós conseguimos ter uma aproximação com a realidade de cada um dos espaços regionais. Este fórum vem realmente fortalecer cada vez mais ações dentro do nosso estado”. 

WhatsApp_Image_2022-04-01_at_10.37.53.jpeg

Coordenadora Estadual do SIM/SINASC, Zenira Martins

Zenira Martins falou do papel da vigilância epidemiológica para a informação do óbito materna e para as melhorias nas políticas públicas que ajudem a garantir condições médicas de qualidade para as gestantes piauienses. 

Situação Epidemiológica do Território Serra da Capivara 

Profissionais da Regional de Saúde de São Raimundo Nonato trouxeram na segunda parte do evento, a situação epidemiológica de cinco municípios que compõem o território da Serra da Capivara. 

WhatsApp_Image_2022-04-01_at_12.47.47.jpeg

Enfermeira da Estratégia Saúde da Família de Várzea Branca, Valdenides Passos

A Enfermeira da Estratégia Saúde da Família de Várzea Branca, Valdenides Passos discutiu a situação do município e destacou as ações do município para o atendimento da gestante. “Dentre as ações que realizamos foi captar precocemente todas as gestantes do município até a 12ª semana de gestação; o município disponibiliza assistência farmacêutica, transporte para gestantes e puérperas na assistência ao binômio mãe-bebê e realizar busca ativa pela equipe da ESF às gestantes encaminhadas ao HRSJCF”.

O Painel contou também com a participação de Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar do Departamento de ginecologia e obstetrícia da UFMG, disse que “uma atenção primária forte modifica completamente os resultados. Compreender todas as diversidades que o município tem, as suas barreiras culturais e modificar isso é essencial para que a mulher tenha um percurso saudável na gravidez, parto e puerpério”.

Ações para redução da mortalidade Materna Realizadas no Piauí

Na terceira parte do evento, a coordenadora Estadual do SIM/SINASC, Zenira Martins apresentou indicadores da mortalidade materna, infantil e na infância, bem como os indicadores de nascimentos, mostrou os dados da oferta de leitos obstétricos, indicadores e metas do plano Estadual de Redução da Mortalidade Materna e na Infância. 

“Os resultados esperados e alcançados no período de 2019 a 2023 no Piauí mostram que a taxa de mortalidade neonatal em 2021 caiu em relação a 2019 e 2021. Contudo, percebemos o aumento da mortalidade materna entre os anos já mencionados”, frisou Zenira Martins.

Encerramento do Fórum

III FORMMAPI

Encerramento do III FORMMAPI

No período da tarde, foram ministradas três miniconferências, com as temáticas: estratégias para redução da mortalidade materna baseadas em evidências, agenda 2030 e estratégias para mortalidade materna. O professor Nathan Mendes abriu os trabalhos “É uma luta que mobiliza cada um para este fim”, disse o professor.

Logo em seguida Bremen de Múcio, assessor regional em saúde materna iniciou as apresentações, “em relação ao pré-natal, estamos fazendo uma recomendação especial para o número de controle. A ideia é que para o primeiro trimestre conseguimos um controle eficiente, vendo todos os exames físicos e laboratoriais das gestantes”, explica

O Ex-diretor da Bireme, Diego González, falou um pouco das metas da Agenda 2030. Nisso, tratou de como melhorar a saúde das gestantes assunto dentre os objetivos da agenda, “a saúde materna está dentro do pacote para os objetivos de desenvolvimento sustentável”.

Já Veronica Abdala, gerente da BIREME/OPAS/ OMS, buscou trazer todo o seu conhecimento no evento em relação com o Mapa de Evidências, “pretendemos construir essas pontes para ter resultados específicos com segurança que ajudem a população” afirma a Verônica, “faz parte do cenário os dados, as evidências locais, que são fundamentais para apresentar uma visão de melhor sobre a Mortalidade Materna”, pondera.

Entre outros assuntos tratados, o espaço foi dado aos profissionais da saúde para destacarem suas questões a respeito do tema e ocorreu o encerramento do evento.