NUPEC/UFPI lança o boletim "Retratos da Violência: novos dados do Maranhão e Piauí"

Imprimir
Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2022, 09h47

boletim.png

Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Débora Dettman, representa a UFPI em lançamento de boletim do NUPEC

Em abril, o Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC/UFPI) em parceria com a Rede de Observatórios da Segurança lançaram o boletim Retratos da Violência: novos dados do Maranhão e Piauí. O evento aconteceu no auditório central do IFPI em Teresina.

A publicação reúne as informações coletadas por pesquisadores do Piauí e Maranhão, em seis meses de análise diária de informações produzidas por jornais, sites de notícias, grupos de WhatsApp, contas do Twitter e a sistematização dessas informações em um banco de dados. Essa base foi posteriormente confirmada e analisada por outros membros do núcleo de pesquisa. Os dados são produzidos de maneira independente e refletem 16 indicadores de violência. Segundo o NUPEC, este é um tipo de trabalho chamado de produção cidadã de dados. Foram ainda acompanhados eventos que as secretarias estaduais não acompanham como linchamento e chacina.

No levantamento dos pesquisadores da Rede de Observatórios da Segurança, o policiamento aparece envolvido em 59 dos eventos monitorados. Maranhão e Piauí somam juntos 1.210 eventos deste tipo, com 34 mortes (29 no Maranhão e 5 no Piauí) e 14 feridos nestas ações. Os dados evidenciam que 85% dos eventos de policiamento são operações policiais. Das 626 operações monitoradas no Maranhão, 461 foram realizadas pela Polícia Civil (PC). A predominância da PC está relacionada à dinâmica local de divulgação de operações feita pela secretaria de segurança para os veículos de imprensa.

Para mais detalhes, confira o Boletim aqui.