“Esquenta Salipi” destaca relação entre Teatro e Semana de 22

Imprimir
Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 21h19

WhatsApp_Image_2022-05-12_at_20.36.29.jpeg

Aconteceu na noite desta quinta (12) a terceira live do Ciclo de Eventos “Esquenta Salipi”, dando sequência à programação a partir do tema “O Teatro em torno da Semana de Arte Moderna de 22”. Na ocasião, o especialista em teatro, professor Narciso Telles, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), estabeleceu os debates, com mediação do vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, acompanhado do presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes. A assessora internacional e  professora da UFPI, Érica Fontes, também participou da transmissão.

Inicialmente, Viriato apresentou o convidado, que é ator, diretor e professor do Curso de Teatro do Instituto de Artes (IARTE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além disso, o professor tem estudos, publicações e prática artística na área de Artes e Teatro, com ênfase em interpretação, atuação e improvisação. Também em pedagogia do teatro, cena contemporânea, artes do corpo e educação.

Ao iniciar a palestra, o convidado ressaltou sua felicidade em poder trabalhar a temática, pois era uma grande oportunidade poder revisitar a relação do teatro com a Semana de 22. “É importante poder entender os ecos do modernismo para além da literatura dramática. Consegui enxergar como os pressupostos modernistas reverberam no corpo e na prática de atores e atrizes brasileiros”, celebrou. 

WhatsApp_Image_2022-05-12_at_20.42.50.jpeg

"Esquenta Salipi" relembrou a relação do teatro com a semana de 22

Além disso, explicou que, apesar de nomes conhecidos do teatro como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Antônio de Alcântara Machado, tenham estado presentes na Semana de Arte Moderna, o teatro, enquanto expressão artística, não se manifestou tanto como outras linguagens. “Talvez pela própria efemeridade do fenômeno ou pelo tempo histórico diferente das outras artes”, complementou Narciso. 

Em sua fala, o vice-reitor destacou que a Semana de 22 se estende além dos sete dias do evento, mas se concretiza a partir das pluralidades artísticas apresentadas. “Essas manifestações chegam até o centenário com uma repercussão bastante positiva para o Brasil que a gente procura”, afirmou. Essas nuances foram enfatizadas por Narciso, que pontuou a importância desses movimentos para entender a cultura brasileira. “Passamos a ver um Brasil não mais pensado pela intelectualidade, mas por sua diversidade”, explicou. 

Salipi 2022

Celebrando vinte anos de existência, esta será a nona edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) sediada no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI. Realizado de 3 a 12 de junho, este ano o evento terá sua primeira edição inteiramente presencial desde o início da pandemia. Mais uma vez, a UFPI reafirma seu compromisso em divulgar a cultura piauiense na realização conjunta com a Fundação Quixote do maior evento cultural e literário do estado.

Durante a live, o presidente da Fundação Quixote frisou a importância de aproximar a comunidade da Universidade a partir do Salipi. “O impacto é muito significativo. É um espaço de inteligência e de trocas de muitas experiências”, ressaltou Kássio. Além disso, também agradeceu a contribuição do professor convidado para o esquenta do evento e ressaltou a relevância da temática. 

 O encontro foi transmitido pelo canal da Ufpi TV no YouTube e pode ser assistido neste  link

Os esquentas

O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, marco do movimento modernista brasileiro, é tema dos debates realizados pela UFPI, em parceria com a Fundação Quixote. O intuito é trazer essas discussões para o Salão do Livro do Piauí (Salipi 2022), e apresentar a importância da semana para a cultura do país. As lives do "Esquenta Salipi" têm percorrido temas diversos, como arquitetura, música, teatro, Semana de Arte de 22, Tropicália e Torquato Neto.

Último "Esquenta Salipi"

O quarto diálogo do "Esquenta Salipi" será na quinta (26/05) e vai expôr o tema "A Semana de Arte de 1922, Tropicália e Torquato Neto".