UFPI integra comitê de avaliação da FINEP com participação de professora do CCA

Imprimir
Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2022, 06h58

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) integra o comitê de avaliação dos projetos submetidos às chamadas públicas CT-INFRA PROINFRA e SOS Equipamentos da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP). A Instituição está representada pela professora Socorro Cruz, do Departamento de Morfofisiologia Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA). A professora recebeu o convite para integrar o comitê do Diretor da FINEP, Ricardo Rosa.

O processo de avaliação será on-line, com reuniões semanais do comitê. As atividades tiveram início na sexta-feira (20), com duração de três semanas. A professora Socorro Cruz já foi avaliadora de projetos da FINEP diversas vezes, sendo a última participação em 2014. “Esse novo convite é uma honra, pois representa o reconhecimento do trabalho que fizemos nas avaliações anteriores”, destacou a professora.

PHOTO-2022-05-20-08-26-26.jpg

Professora Socorro Cruz, do CCA

Para o Coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da UFPI, Anderson Lobo, a participação de membro da UFPI no comitê da FINEP revela que a Instituição tem tratado os órgãos de fomento como prioridade. “A UFPI está cada vez mais levando a pesquisa fora dos muros da Instituição, buscando sempre agregar a comunidade local, como também outras universidades públicas e privadas da região”, destacou.

anderpropesq-11_copy.jpg

Coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da UFPI, Anderson Lobo

Chamadas FINEP - A Chamada Pública CT-INFRA PROINFRA 2021 tem como objetivo selecionar propostas para concessão de apoio financeiro à aquisição de equipamentos, bem como às pequenas adaptações de instalação estritamente ligadas a estes equipamentos, em áreas prioritárias abrangidas pela Portaria MCTI nº 5.109, de 16 de agosto de 2021.

A Chamada Pública SOS Equipamentos vai selecionar propostas para concessão de recursos financeiros para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e de grande porte, previamente cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Socorro Cruz – A professora é graduada em Medicina Veterinária pela UFPI, mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), doutora em Doenças Tropicais pela UNESP, com pós-doutorado no Infectious Disease Research Institute (IDRI), em Seattle (EUA). Suas pesquisas envolvem temas como: imunologia, epidemiologia, vacinas e terapêutica da leishmaniose visceral canina. Atualmente, coordena o Programa de Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR).

FINEP - Empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a FINEP atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.