Reitor Gildásio Guedes participa de solenidade de lançamento de livro sobre Hospital Getúlio Vargas

Imprimir
Última atualização em Domingo, 16 de Abril de 2023, 23h09

livrohgv-9.jpg

Capa do livro "HGV um Marco na Saúde do Piauí"

Na manhã desta sexta-feira (27/05) foi lançado o livro “HVG um Marco na Saúde do Piauí” do jornalista e escritor Zózimo Tavares. O reitor Gildásio Guedes e o vice-reitor Viriato Campelo estiveram no Hospital Getúlio Vargas (HGV) representando a Universidade Federal do Piauí na solenidade.

O livro conta a história do Hospital Getúlio Vargas, hospital que já possui 80 anos de história. Quando foi inaugurado, em 1941, o HGV foi um marco da medicina brasileira, isso porque era o maior do norte e nordeste, atendendo pessoas de toda a região.

livrohgv-38.jpg

Gildásio e Viriato tirando foto com o autor do livro, Zózimo Tavares

O reitor Gildásio Guedes falou sobre a relevância do hospital, enfatizando as pessoas que trabalham e já trabalharam por lá. “Esse hospital é fruto de pessoas de mentes brilhantes e humanitárias. É preciso parabenizar aqueles que criaram, implantaram e mantêm o HGV, são pessoas abençoadas e preocupadas com o ser humano que prestam um serviço de extrema importância a comunidade”, disse o reitor.

livrohgv-12.jpg

Gildásio Guedes compondo a mesa da solenidade

Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI, foi um dos convidados a falar na solenidade e ressaltou a importância do HGV para a Universidade Federal do Piauí. “A UFPI é fruto desse hospital. Antes da criação do Hospital Universitário (HU) os médicos da Federal do Piauí tinham suas experiências práticas aqui no HGV. Somos muito gratos pela parceria longeva que temos com o hospital e essa boa relação que mantemos até hoje”, completou Viriato.

Sobre a obra, o vice-reitor afirma que: “é um livro muito importante para que possamos, cada vez mais, compreender a história da medicina no Piauí”. O autor Zózimo Tavares vai além e diz que o livro é muito importante para a comunidade piauiense porque não fala apenas sobre um hospital ou sobre medicina, conta parte da história do próprio estado.

Também fizeram parte da solenidade a filha do fundador do HGV, Socorro Melo; o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes; o diretor Administrativo, Fernando Danda; o deputado Estadual Pablo Santos; o secretário de Estado da Saúde, Antônio Neris Júnior; o secretário de Governo, Antônio Neto; e o médico Luiz Ayrton Júnior, que fez a apresentação do livro.