UNA-SUS UFPI conclui formação de médicos da Especialização em Saúde da Família e Comunidade

Imprimir
Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 11h15

WhatsApp_Image_2022-05-30_at_10.53.01_copy_copy.jpeg

Atividade foi realizada de forma remota

Aconteceu durante toda sexta-feira (27), o Encontro de Formação de Médicos do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Aberta do SUS da UFPI (UNA-SUS/UFPI).

Quase 100 médicos de vários estados do Brasil, que participam do Programa Mais Médicos pelo Brasil, participaram de uma sessão acadêmica transmitida ao vivo, via internet, na plataforma de reuniões on-line RNP da UFPI.

Na oportunidade, os alunos apresentaram as intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em que prestam serviço a fim de melhorar a cobertura e a qualidade dos serviços prestados à população sobre temáticas presentes na Atenção Primária à Saúde.

A professora Lis Marinho, coordenadora da UNA-SUS/UFPI, explica que as propostas de intervenções apresentadas são para melhorar os problemas identificados na UBS de trabalho do médico. “O encontro promove uma reflexão do cotidiano do trabalho do médico levando a um maior engajamento e vínculo com a população assistida”, diz a professora.

A tutora do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade, Luciene de Moura Alves Gomes disse que a especialização é uma parceria com a UNASUS que prevê uma formação com vistas à busca da efetivação dos princípios do SUS e da atenção primária. “Esse curso pode impactar positivamente na resolutividade das ações e qualidade do serviço oferecido à população, de diferentes cenários do país nos estados do Piauí, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte e outros, de acordo com as necessidades requeridas pelo sistema de saúde pública. O projeto pedagógico do curso estimula os profissionais a conhecer os problemas de saúde existentes em seus territórios de atuação e propor intervenções para resolvê-los, com base nas melhores evidências científicas disponíveis”, afirmou Luciene.

O médico Mateus de Castro Dourado Torres do município de Itabaiana no estado de Sergipe, apresentou a intervenção sobre uso abusivo de psicotrópicos antidepressivos e ansiolíticos em pacientes assistidos pela equipe 12 da UBS Josefa Arinda de Oliveira. “É uma situação problema emergente. Cerca de 10% da população adstrita da equipe 12 fazem uso de antidepressivos e ansiolíticos de longa data, incluindo jovens/adolescentes", fala o médico.

Dentre os temas abordados no encontro foram: infecção sexualmente transmissíveis, abuso de psicotrópicos, diabetes mellitus, saúde do homem, esquistossomose mansônica, promoção de saúde dos portadores de condições crônicas, câncer de colo uterino entre outros.