Reitoria recebe SINTUFPI para tratar sobre o retorno ao trabalho presencial

Imprimir
Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 16h41

FOTOS_REUNIÃO_SERVIDORES_02062022-13.jpg

O Reitor Gildásio Guedes esteve em reunião nesta quinta (2) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI) para abordar o retorno ao trabalho presencial dos técnicos nesta segunda (6), conforme determina a Instrução Normativa nº 36, do Ministério da Economia, que reintegra ao expediente presencial servidores que se enquadravam em condições especiais para a prática do trabalho remoto até então. A Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorene Barbosa, também participou da reunião com a representação sindical.

FOTOS_REUNIÃO_SERVIDORES_02062022-18.jpg

Reitor Gildásio Guedes

Abrindo a reunião, o Reitor Gildásio Guedes informou que o retorno dos servidores técnicos ao trabalho presencial na UFPI está sendo planejado com cuidado e prezando pela segurança de todos. Disse que tem conversado com os gestores das unidades para que haja “acolhimento afetuoso dos colegas na volta à rotina presencial, com empatia por todas as dificuldades que os servidores e suas famílias passaram em virtude da pandemia”. Informou ainda que a “ Universidade está sensível às demandas do segmento técnico para atendimento dos pleitos possíveis dentro dos limites da legislação”.

Entre as demandas do segmento, dialogadas com a Administração Superior, o SINTUFPI trouxe questionamentos sobre a possibilidade de flexibilização de horário dos técnicos, com a implantação de turnos contínuos de 6 horas, que resultaria na ampliação do horário de atendimento ao público em alguns setores. A Superintendente de RH, Flávia Lorene, informou que a comissão de trabalho do tema será votada na próxima reunião do Conselho de Administração (CAD), no dia 14 de junho, com início dos trabalhos logo após publicação do ato.

“O trabalho da comissão será avaliar individualmente os processos de flexibilização de horário dos técnicos das unidades que solicitaram. Todos os processos encaminhados à SRH serão seguidos para que a flexibilização possa contemplar as unidades que podem ser atendidas, de acordo com a legislação”, explicou.

Na reunião, outra demanda apresentada pelo Sindicato foi a implantação de teleperícia na UFPI para dar mais agilidade na resposta a afastamentos por motivos de saúde dos servidores do interior, que relatam dificuldades no deslocamento até Teresina. Sobre esse ponto, a Superintendente Flávia Lorene informou que “a possibilidade para a teleperícia será verificada pela SRH para atendimento aos servidores de fora da sede, em uma demonstração de que a Administração Superior está trabalhando para oferecer mais qualidade de vida aos servidores”.

O presidente do SINTUFPI, Francisco Bezerra, manifestou satisfação em ser recebido pela Administração Superior para dialogar sobre os anseios dos trabalhadores técnicos. Disse que o Sindicato compreende que a discussão iniciada na Universidade para implementação do teletrabalho, dentro do contexto do Programa de Gestão de Desempenho, levará tempo e deverá considerar as especificidades do trabalho executado nos setores. “Sabemos que vai ser criada uma comissão para implementar esse programa, mas sabemos também que temos que ter muito diálogo para a compreensão dos pontos que dizem respeito ao trabalho dos companheiros.”

Demais questões abordadas na reunião serão tratadas caso a caso, dentro da possibilidade legal de atuação da Universidade, em observância às exigências dos órgãos de controle e prezando sempre pelo interesse da Administração Pública.

Também participaram da reunião Yonara de Moura, da Coordenação de Atenção ao Servidor/SRH; Alberto Dias, conselheiro representante técnico no CAD/CONSUN; Bartolomeu Carvalho, Vice-presidente do SINTUFPI; e demais representantes do SINTUFPI.