Representantes de comunidades rurais realizam visita técnica guiada ao CTT para o Dia de Campo

Imprimir
Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 12h05

IMG_4792_1.jpg

Nesse sábado (4), o Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI) recebeu quatro comunidades rurais de Teresina para o “Dia de Campo”, com visita técnica ao campo experimental do Colégio, guiada por professores e servidore. A atividade promove o intercâmbio de saberes entre a academia e as comunidades e possibilita que os agricultores aprendam, na prática, técnicas relacionadas às atividades que realizam nos assentamentos Vale da Esperança, 8 de Março, 17 de Abril e Horta Geovani Prado.

IMG_4885.JPG

Assentados de comunidades rurais de Teresina participam do Dia de Campo no CTT 

Durante a visita, professores, alunos e comunidades assentadas discutiram temas como: a produção de adubos orgânicos, pois um dos principais problemas dos agricultores é a falta de adubo; a produção de silagem, para a alimentação de bovinos durante o período de seca; a produção de horta com várias culturas; a criação de galinhas e ovinos e outras atividades. As atividades realizadas fortalecem a agricultura familiar, por meio do fornecimento de assistência técnica, fortalecimento das organizações de produtores e comercialização de produtos agrícolas.

IMG_4855.JPG

Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Gildásio Guedes, prestigiou a realização da atividade, que é parte do projeto AGROIFNORDESTE, e ressaltou sua relevância para as comunidades e sociedade em geral. “Devemos sempre pensar na sociedade, que precisa de conhecimento e o encontra em atividades como essa. Para o CTT e para a UFPI, é muito importante realizar esse encontro, que promove o enriquecimento dos saberes, tanto das comunidades como dos residentes”, afirma.

IMG_4828_1_1.jpg 

Profa. Isolda Rocha do Nascimento

O projeto é coordenado pela Profa. Isolda Rocha do Nascimento, com apoio de uma equipe técnica engajada e qualificada. Ela comenta a importância da atuação dos residentes na realização das atividades com os assentados acompanhados. “Nós selecionamos alunos para que o proveito da atividade de hoje seja máximo e sabemos ainda que os assentados também têm muito conhecimento para compartilhar com nossos residentes, o que enriquece ainda mais essa experiência. É muito  importante alinhar a teoria com a prática no campo para um aprendizado mais eficaz”, ressalta.

De acordo com o diretor do CTT, Prof. Francisco Mousinho, o projeto promove a inclusão e desenvolvimento das comunidades rurais, por meio da troca de conhecimento de maneira qualificada. “O objetivo deste projeto é levar conhecimento a quem realmente precisa, para fora dos muros da UFPI, e trazer as pessoas para este espaço também, um espaço público e de ensino. Por meio dos nossos residentes mantemos um contato direto com os assentamentos; eles acompanham os agricultores das comunidades e informam os professores sobre o que tem sido realizado”, explica o diretor.

IMG_4823.JPG

Diretor do CTT, Prof. Francisco Mousinho 

A Prof. Majaci Moura (CTT) explica que o projeto dura um ano e em 2022 ainda realizará duas feiras no Shopping Rio Poty, previstas para agosto e outubro, quando o projeto encerra. A professora destaca o grande alcance que as ações têm tido nas comunidades, em benefício das atividades agrícolas realizadas. “Essa iniciativa impacta diretamente na sociedade, especialmente os agricultores dos assentamentos. Atualmente, contamos com cerca de 100 agricultores assistidos nesses assentamentos, direta ou indiretamente, por nossos residentes”, completa.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-reitor, Prof. Viriato Campelo, a pró-reitora de Extensão em exercício, Chrystiane Campelo, a superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Profa. Virginia Muniz, além de representantes do IFPI, professores e servidores do CTT. O projeto AGROIFNORDESTE é fruto de uma parceria entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), incentivado com recursos da Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No âmbito da UFPI o projeto é coordenado pela Profa. Isolda Marcia Rocha do Nascimento.