Administração Superior apresenta a diretores de unidade ações para o retorno presencial

Imprimir
Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 19h35

REUNIAO_GERAL_UFPI.jpg

Reunião no Salão Nobre da Reitoria 

O reitor Gildásio Guedes apresentou em reunião com diretores de unidades as ações da Administração Superior para garantir o acolhimento seguro da comunidade acadêmica no retorno presencial das atividades na graduação, pós-graduação e colégios técnicos no próximo semestre letivo. Na reunião, realizada na sexta (10), Gildásio também dialogou com diretores sobre estratégias para manter os serviços prestados pela UFPI dentro da realidade orçamentária da Instituição.

O Reitor abriu a reunião informando que as colações de grau voltam a ser presenciais na UFPI e estão previstas para ocorrer no próximo mês de agosto. Apresentou também um panorama do trabalho de manutenção na Universidade para o retorno presencial, que contempla a execução de 26 frentes de trabalho pela Prefeitura Universitária. A ação inclui desde a execução de grandes obras de recuperação de espaços, como Biblioteca Central, restaurantes universitários e Cineteatro; passando por adaptações nas residências universitárias; manutenção de splits,  bebedouros e da rede elétrica nas unidades, e, ainda, a instalação de itens como pias, tapetes sanitizantes, tótens com álcool, dentre outros, para proteção da comunidade contra a covid-19.

REUNIAO_GERAL_UFPI-5.jpg

Reitor Gildásio Guedes destaca importância do planejamento para uso eficiente dos recursos

“Sabemos que o orçamento da Universidade vem diminuindo desde 2015 e que não é o suficiente. Mas temos trabalhado com planejamento, atendendo a maioria dos pedidos das unidades dentro das possibilidades financeiras da Instituição”, disse o Reitor. “A meta é acolher bem nossa comunidade, que volta a frequentar a UFPI a partir de 20 de junho, mantendo a qualidade dos serviços”, completou Gildásio.

REUNIAO_GERAL_UFPI-15.jpg

Luís Carlos Sales apresenta detalhamento financeiro da situação da Universidade

A situação financeira da Universidade foi apresentada na reunião pelo Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales, com o detalhamento dos progressivos cortes no orçamento de manutenção da UFPI, que vêm ocorrendo desde 2015. Também foi apresentado aos diretores como a Universidade planeja o uso dos recursos disponíveis pelos próximos meses, até que ocorra o esperado desbloqueio de recursos pelo Governo Federal. Inicialmente o bloqueio anunciado foi de R$ 15 milhões, agora está em R$ 7 milhões.

“A realidade dos últimos anos é desafiadora. Precisamos nos unir, diretores e Administração Superior, e pensar a UFPI como um todo, buscando economizar para manter os serviços essencias com qualidade”, disse o Pró-Reitor, Luís Carlos Sales.

Sobre o assunto, o Reitor Gildásio fez questão de enfatizar que a UFPI tem lutado para buscar a recomposição de valores do orçamento ao nível de 2019. “Temos sido incansáveis na interlocução com a Andifes e com nossos parlamentares em Brasília, para restituir nosso orçamento a valores de antes da pandemia. Por enquanto, seguimos traçando estratégias e discutindo ações para otimizar o uso dos recursos, pensando sempre no bem de nossa comunidade, finalizou Gildásio.

Também participaram da reunião pró-reitores, superintendentes, além de diretores de centros e dos campi fora de sede.

REUNIAO_GERAL_UFPI-3.jpg

Superintendentes, pró-reitores, e diretores de unidade participaram da reunião

REUNIAO_GERAL_UFPI-9.jpg

A partir da esquerda: os diretores do CPCE, Everaldo Moreira; e do CSHNB, Juscelino do Nascimento; e a Pró-Reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene