Aluno da UFPI conquista Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

Imprimir
Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2022, 10h30

O discente do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Miguel Felipe Oliveira Cabral, foi agraciado na categoria Bolsista de Iniciação Cientifica, do 19º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, com a pesquisa “Teorias e políticas de reconhecimento da diversidade no espaço educativo”.

WhatsApp Image 2022 06 27 at 11.35.32

Miguel Felipe Oliveira Cabral está no 8º período do curso de Ciências Sociais

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no período de 24 a 30 de julho de 2022, na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília/DF.

O plano de trabalho desenvolvido pelo discente/bolsista faz parte do projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido desde 2019, “Educação e diversidade na escola: reflexões acerca do reconhecimento e valorização da diversidade no espaço educativo”, sob coordenação do professor Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento.

Miguel Felipe explica que a pesquisa teve por objetivo realizar uma reflexão sobre o processo de valorização da diversidade étnico-racial no campo da educação escolar. “Nosso intuito foi apresentar a partir das produções acadêmicas inseridas na Biblioteca de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (BDTD.IBICT) um panorama dos estudos realizados sobre a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem as diretrizes para a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira”, detalha.

Para elaborar uma análise, a pesquisa delimitou os trabalhos defendidos entre 2010-2020, e com isso compreender como essas leis estão sendo inseridas na educação básica, além de buscar, ainda que brevemente, compreender o modo como as universidades trabalham o tema.

Segundo o professor Raimundo Nonato, o projeto contou com o financiamento do CNPq e foi realizado de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2022 (36) meses. 

A Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Profa. Keylla Urtiga, afirma que o grande objetivo do PIBIC é contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional, plenamente materializado nessa conquista.

“A Coordenação de Pesquisa e Inovação, em nome da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, parabeniza-os pelo reconhecido desempenho no exercício dessa importante missão de despertar a vocação científica, e por alimentar ambiente propício para o despontar de novos talentos, refletidos no recebimento deste prêmio”, destaca.

O discente fala da satisfação em receber o prêmio, sem deixar de mencionar os esforços necessários para realizar a pesquisa. “Estou muito feliz por ter sido agraciado com o prêmio. Mas é necessário considerar que antes de concorrer nacionalmente, a pesquisa foi submetida para análise interna.  Então, a Instituição fez parte do processo. Ao mesmo tempo em que gera felicidade pessoal, não é possível descartar as dificuldades que surgem ao longo do trabalho de pesquisa. Sem a orientação do professor Raimundo Nonato não teria sido possível, pois foi ele quem fez a seleção do estudante para realizar o trabalho operacional da pesquisa”, avalia.