Empresa nascida na UFPI apresenta produtos à base de coco babaçu como opção de alimentação saudável

Imprimir
Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2022, 13h41

bioteck8

Produção de alimentos à base de do reaproveitamento de matéria-prima desperdiçada do babaçu. Essa é a proposta da Babaçu Fit Alimentos e Nutrição, empresa em processo de incubação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que teve início de suas atividades em 2020 e que se propõe a produzir alimentos e bebidas inovadoras destinados para o consumo geral, para vegetarianos, intolerantes a lactose, alérgicos a caseína e ao glúten.

Os produtos já foram apresentados em diversas feiras e eventos por todo estado, como na EXPOAPI 70 anos, o 20º SALIPI e a Feira Agro Inov Tech, realizada na cidade de Picos-PI. Bolos, doces, cookies e sorvetes tiveram uma excelente aceitação entre o público.

bioteck

A empresa surgiu da parceria dos professores José Ribeiro dos Santos (UFPI), Inês Maria de Souza (UFPI), Leanne Silva (IFPI), e dos pesquisadores Lindalva de Moura, Wesley Fernandes, Ronnyely Suerda, todos egressos da UFPI, após a aprovação, por edital, do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha/PI).

Em novembro de 2021, a empresa foi aprovada no Edital FUNDECI 01/2021 - Subvenção Econômica para Inovação em Empresas – do Banco do Nordeste, o que possibilitou firmar uma parceria com a UFPI para a utilização de laboratórios do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Processamento de Alimentos (NUEPPA/UFPI), além de fornecer recursos para aquisição de novos equipamentos que permitiram a expansão da produção. A Marca ECO-B-FIT, criada pela empresa, já tem registro protocolado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no início de 2022.

bioteck9

bioteck5

Participação da Biotecnologia LTDA no SALIPI e EXPOAPI

Segundo a pesquisadora e uma das socias da empresa, Lindalva de Moura, a iniciativa vem dando uma grande contribuição para o desenvolvimento de vários cursos da UFPI, já que também é campo de estágio para alunos e atende diretamente várias graduações como agronomia, química, nutrição, entre outros. “A Biotecnologia LTDA, além de trazer experiências aos estagiários, gera renda para diversas comunidades extrativistas do babaçu, além disso, a empresa vem desenvolvendo diversas parcerias com unidades produtivas com projetos das minifranquias sociais”, disse.

bioteck4

Lindalva de Moura, sócia da Biotecnologia LTDA

Wesley Fernandes, sócio da Biotecnologia LTDA, considera que a empresa tem importância em três eixos. "Primeiramente, as comunidades das quebradeiras de coco babaçu, no qual podemos proporcionar um incremento na renda, pois aproveitamos componentes do fruto geralmente desperdiçados; segundo, para a população, que procura alimentos mais saudáveis; e por fim, trata-se de pesquisas que são desenvolvidos na UFPI, com produtos inovadores que buscam atender essas demandas cada vez maiores”, afirmou.

bioteck6

Wesley Fernandes, sócio da Biotecnologia LTDA