UFPI intensifica ações para bom desempenho dos cursos no ENADE

Imprimir
Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 11h47

porticofrente1.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem oito cursos com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Enfermagem, Odontologia e Farmácia. Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Juliana Lopes Aragão, a pontuação é uma referência importante que revela a qualidade do curso e tem repercussão em toda a comunidade. “O sentimento é gratificante para todo o corpo docente, já que retrata o esforço em comum para alcançarmos excelência. A reação dos alunos é positiva, por que eles sabem que têm um ensino de qualidade”, frisou.

O objetivo da UFPI é estender esse bom desempenho a todos os cursos da Instituição, por isso, tem intensificado ações que contribuem para a melhoria dos resultados nas avaliações. Dentre essas ações estão o acompanhamento dos estudantes, realização de seminário de formação, orientação aos coordenadores e renovação dos projetos pedagógicos dos cursos, além do incentivo à qualificação dos docentes e melhoria da infraestrutura dos cursos. A Instituição vai implementar, ainda, o Programa de Acompanhamento de Egressos, já foi formada a comissão, que discute agora a formatação do programa.  

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Atualmente, a Instituição está com nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) e a avaliação que tem 5 como valor máximo depende do ciclo avaliativo do ENADE. “A boa avaliação no Enade significa que a Universidade adquire um bom conceito e tem mais perspectivas em termos das políticas públicas sociais: mais investimento, mais dotação de recursos para bolsas, iniciação científica e atendimento ao estudante. Além disso, o egresso de um curso com uma boa avaliação terá mais facilidade no mercado de trabalho, já que é avaliado também o conceito da universidade”, explicou a Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães.

DSC_0044.JPG

Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães

Cursos avaliados – Em 2022 serão avaliados os cursos de bacharelado em Administração, Administração Pública (CEAD/UFPI), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Hab. Jornalismo, Direito e Serviço Social.

A aplicação das provas do Enade 2022 ocorrerá dia 27 de novembro de 2022 e seguirá o horário de Brasília-DF, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30 e término às 17h30.  

Cronograma - O cronograma do ENADE 2022 começa agora em junho e segue até agosto de 2023, por isso, é importante que coordenadores e estudantes estejam atentos às datas e ações necessárias.

Segundo o cronograma, o preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados será no período de 06 de julho a 26 de novembro de 2022. O estudante pode solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social no período de 1º a 08 de setembro de 2022. O preenchimento do Questionário do Estudante deve ser feito pelo estudante no período de 1º de setembro a 26 de novembro de 2022.

A divulgação dos locais de prova no Sistema Enade será feita pelo Inep no período de 16 a 27 de novembro de 2022.

Acesse aqui o Edital para acompanhar o cronograma completo.

O Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos, os prazos e os demais aspectos relativos ao Enade 2022 a serem cumpridos pelo Inep, pelas Instituições de Educação Superior (IES) e pelos estudantes habilitados para essa edição do Exame.

Enade - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.