NUEPES e SESAPI realizam reunião para conclusão do Plano Estadual para redução da Mortalidade Materna

Imprimir
Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 14h28

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e Secretária de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) realizaram na manhã desta quinta-feira (30), na sala do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS), a Reunião de Fechamento do Plano de Estadual para Redução da Mortalidade Materna.

WhatsApp Image 2022 06 30 at 14.08.58

Reunião teve como objetivo concluir o Plano para Redução da Mortalidade Materna

Estiveram presentes no evento a Coordenadora Adjunta do NUEPES, professora Lis Marinho; a Coordenadora de Saúde da Mulher do Piauí, Maria Auzeni de Moura Fé; a Gerente de Atenção à Saúde da Sesapi, Luciana Sena e a representante da Coordenação Geral dos Regionais da Saúde, Lúcia Menezes.

WhatsApp Image 2022 06 30 at 14.09.25

Coordenadora Adjunta do NUEPES, professora Lis Marinho

Durante a reunião, foram desenvolvidas novas estratégias que visam contribuir para a redução dos índices de mortalidade materna no Piauí. “O objetivo da reunião foi concluir o Plano para Redução da Mortalidade Materna, que foi pensado e elaborado nos três Fóruns de Redução da Mortalidade Materna (FORMMAPI), que aconteceu nos municípios de Parnaíba, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, em 2021 e 2022. A partir das discussões dos importantes indicadores, da situação atual de cada regional e estratégias propostas nos eventos, implementamos e produzimos com diferentes instituições o Plano para reversão do quadro”, destacou Lis Marinho.

WhatsApp Image 2022 06 30 at 14.09.28

Coordenadora de Saúde da Mulher do Piauí, Maria Auzeni de Moura Fé

Segundo Maria Auzeni, o Planejamento Estratégico é composto por várias ações, que serão executadas nas macrorregiões de saúde: Planície litorânea, Chapada das Mangabeiras e Serra da Capivara, com o objetivo de organizar serviços, redirecionar ações com vistas à redução da morbimortalidade materna infantil. “Depois deste planejamento pronto, nós vamos nos reunir com gestores e profissionais das regiões para validar as ações propostas hoje e depois definir período de execução e responsáveis pelo monitoramento dessas ações nas regiões”, explicou.