Administração Superior atende demandas históricas da LEDOC

Imprimir
Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 11h02

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está atendendo demandas históricas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), de Teresina. Pela primeira vez, desde que o curso foi criado, há dez anos, alunos e professores contam com salas de aulas exclusivas, e os estudantes estão sendo acolhidos em residências estudantis, dentro do próprio Campus. Os alunos também têm garantido acesso à alimentação no RU.

"A Administração Superior está garantindo as condições para o pleno acolhimento de alunos e professores. Estamos entregando salas de aulas e oferecendo condições de permanência desses alunos no período sazonal que eles passam em atividades no Campus. Estamos mostrando com ações que valorizamos o curso", enfatizou o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales.

A Ledoc propõe uma dinâmica presencial sazonal para os alunos: semestralmente, os estudantes vêm para o campus de Teresina e permanecem entre 30 e 45 dias participando de atividades letivas manhã e tarde, no chamado Tempo Universidade. No restante do período, são propostas ações in loco, no chamado Tempo Comunidade, a partir da supervisão de professores.

 ledoc_2022-16.jpg

Transporte dos alunos para acolhida no CTT

Atualmente, o curso conta com cerca de 100 alunos matriculados, que estão sendo acolhidos na Residência Estudantil do Colégio Técnico de Teresina (CTT). É a primeira vez, desde a fundação do curso, que alunos têm a oportunidade de instalação dentro da Universidade, diferente de anos anteriores em que ficavam em acomodações cedidas por entidades parceiras. A UFPI está garantindo também o transporte diário dos alunos do CTT até o Centro de Ciências da Educação (CCE) para que os estudantes possam chegar confortavelmente às aulas presenciais no Centro, que estão sendo retomadas neste mês de julho desde o início da pandemia em 2020.

WhatsApp_Image_2022-07-06_at_19.51.38.jpeg

Acolhida dos alunos na Residência Estudantil do CTT. Cada alojamento acolhe 28 alunos.

Na tarde desta quarta-feira (6/07), os alunos chegaram ao CTT para se instalarem na residência estudantil. Eles foram recepcionados pela coordenação e professores do curso e pela direção do CTT para apresentação das normas de uso das acomodações e da boa convivência comunitária.

O coordenador do curso, Ariosto Moura, destaca que a questão do espaço é uma luta histórica para a Educação do Campo. A partir da mediação da Pró-Reitoria de Planejamento, foi organizado um espaço do CTT para que durante os meses de janeiro, fevereiro, junho e julho, a LEDOC possa ocupar esses locais, antigamente ociosos nessas épocas do ano. “O espaço conta com ampla área de convivência, salas de aula, dormitórios, condições bem mais adequadas que anteriormente”, pontua o coordenador. Ele afirma ainda que o acolhimento por parte da gestão em definir esse espaço para a Educação no Campo foi muito importante.

 Infraestrutura

 

ledoc_2022-13.jpg

Alunos ganharam 4 salas de aulas próprias no Espaço Integrado

Infraestrutura - Os estudantes do curso passam a contar com 4 salas de aula próprias, localizadas no Espaço Integrado I. As salas de aula oferecem todo o conforto para as atividades. São amplas, climatizadas, com data show e acesso próximo a bebedouros e banheiros adaptados. Para João Victor dos Santos, aluno do 7° período, essa garantia é extremamente positiva. “Essa era uma das grandes necessidades da LEDOC. Ter a certeza de um espaço evita um diálogo que antigamente era desgastante”, celebra o estudante.

WhatsApp_Image_2022-07-06_at_17.19.26.jpeg

Estudante João Victor dos Santos em uma das salas de aula da LEDOC

Para a diretora do CCE, Eliana Alencar, ver finalmente o curso receber condições de infraestrutura e acolhimento aos alunos oferece a sensação de "dever cumprido". " É muito bom termos conseguido atender necessidades históricas, que vêm desde que o curso foi criado. Pela primeira vez, alunos não ficaram alojados em salas de aula ou espaços improvisados em ambientes fora da Universidade. Estão em condições dignas! Ganharam também salas de aulas exclusivas. Isso também é resultado de nossa articulação propositiva com a Administração Superior, que, sensível, atendeu a todas as demandas apresentadas", avaliou a diretora.