Iniciativa de extensão em Picos desenvolve intervenções para prevenir obesidade infantil

Imprimir
Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 11h18

No Campus de Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o projeto de extensão “Protocolo de Intervenções Nutricionais para o manejo da Obesidade Infantil no Âmbito da Atenção Primária à Saúde (PIONOI-APS)” proporciona o combate à obesidade infantil entre crianças de cinco a nove anos com excesso de peso, da zona urbana do município de Picos. A iniciativa tem coordenação da professora Luísa Helena Lima, do Curso de Enfermagem.

Iniciado em janeiro de 2021, o projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, e nasceu após a verificação do aumento da prevalência de excesso de peso entre as crianças e adolescentes do município. O PIONOI-APS integra comunidade e universidade com a presença de estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição.

Professora_Luisa_Helena.jpg

Coordenadora do projeto de extensão, professora Luísa Helena Lima

“Estar acima do peso ou ser obeso durante a infância e a adolescência traz consequências adversas para a saúde ao longo da vida. Crianças e adolescentes são mais suscetíveis à comercialização de alimentos do que os adultos, o que torna necessária a redução da exposição a alimentos obesogênicos para protegê-los de danos”, destacou Luísa Helena Lima.

O PIONOI-APS é dividido em três etapas. A primeira etapa, que consiste no desenvolvimento e validação do protocolo de intervenção, já foi concluída. A segunda etapa, na qual se encontra em andamento, está sendo realizada o recrutamento das crianças com excesso de peso, cadastradas nas Unidade Básica de Saúde de Picos. Na terceira fase, serão coletadas as medidas basais das crianças, tais como peso, altura, pressão arterial, circunferências da cintura e os marcadores bioquímicos (TSH, cortisol, glicemia, insulina, triglicérides, HDL-colesterol, LDL-colesterol).  

Após a triagem, as crianças serão divididas em três grupos distintos, cada um receberá intervenções diferente: G1: Grupo Controle – tratamento padrão oferecido na atenção básica do município; G2: Grupo Intervenção A – receberá as ações para o manejo da obesidade infantil recomendado pelo Ministério da Saúde; G3: Grupo Intervenção B – será aplicado o protocolo de intervenção construído e validado pela equipe de pesquisadores.

Ao longo de dez meses, o público selecionado terá suas medidas físicas e de pressão arterial verificadas durante o processo. Com a conclusão, serão comparados os resultados dos três grupos para efetivar o protocolo.

Estudantes participam da extensão

WhatsApp_Image_2022-08-03_at_17.47.14.jpeg

Corpo docente e discente do Campus de Picos faz parte da ação

Para a estudante Anna Cláudya Pereira de Holanda do 6º período de Enfermagem na UFPI, o projeto é importante para aprender e colocar os conhecimentos em prática. “É a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre a saúde da criança e do adolescente e de realizar a avaliação longitudinal das medidas antropométricas neste público-alvo. Possibilitando para o aprendizado científico, o acompanhamento adequado do crescimento dessas crianças e a adoção de intervenções que sejam necessárias para assegurar o crescimento seguro e saudável dessa população”, ressaltou.

Atualmente, o projeto atende duzentas e sete crianças da zona urbana de Picos, e possui como coordenadores professores do curso de enfermagem e nutrição do Campus de Picos, além de um aluno do mestrado, e mais dez alunos dos cursos de enfermagem e nutrição.