Estudos da UFPI alavancam produção rentável de fruta nas regiões norte e sul do Piauí

Imprimir
Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 13h43

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_11.43.16.jpeg

Área de Fruticultura na Fazenda Experimental da UFPI (FEAG) na cidade de Alvorada do Gurguéia

Criado em 2017 por professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Grupo de Pesquisa em Fruticultura (Frutagro) vem realizando diversos estudos sobre a produção de frutas características de clima tropical e temperado. O objetivo dos estudos é consolidar campos didáticos experimentais em áreas pertencentes à UFPI, como também, em áreas de empresas privadas.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_11.43.18_copy.jpeg

Equipes da Frutagro na Feag/UFPI

O grupo, que é composto por docentes, estudantes de graduação e da pós-graduação em Agronomia, já realizou inúmeras pesquisas nas áreas de propagação de mudas, implantação de cultivo de várias espécies frutíferas, manejo de fertilizantes orgânicos e minerais, manejo de irrigação, fertirrigação e nutrição de plantas, manejo de pragas e doenças.

Os objetivos são alavancar o cultivo e a produção rentável de frutas na região Norte e Sul do estado do Piauí. Além das pesquisas, o grupo realiza eventos, seminários, visitas técnicas, elaboração de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_11.41.31.jpeg

Laranja "vermelha" cultivada na Fazenda: sabor marcante 

Dentre as pesquisas já realizadas, está a da variedade das laranjas na região do Vale do Gurguéia, no interior do estado. Os estudos, realizados em parceria com a EMBRAPA CNPMF, tem como meta determinar as variedades de laranjas adaptáveis para região.

A partir desse estudo, os pesquisadores poderão avaliar as características vegetativas, produtivas e pós-colheita das laranjas, dentre outras frutas também cultivadas na área, podendo, por meio da pesquisa, recomendá-las a partir de suas variedades produtivas. A área de estudo foi implantada em 2017, tendo 3 portas enxertos e 25 variedades copas. Para o professor Gustavo Alves Pereira, coordenador do Frutagro, as condições climáticas e o solo da região proporcionam o cultivo da fruticultura, colaborando assim com a economia local.

 WhatsApp_Image_2022-08-08_at_12.10.35.jpeg

Prof. Gustavo  Pereira, gestor da FEAG e coordenador do Frutagro 

“Devido às pesquisas que realizamos nessa área, a região tem atraído a atenção de produtores de fora. Em 2020, recebemos uma comitiva de produtores de outros estados, que compraram terras na região e começaram a investir na área da fruticultura, com isso gerando mais empregos e renda para a sociedade”, argumentou.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_13.17.39.jpeg

Estudantes se servem de goiaba doada pelo Frutagro durante refeição no RU de Bom Jesus

Outra iniciativa do grupo se refere à doação de frutas para o Restaurante Universitário no Campus de Bom Jesus. Nesse final de semana, cerca de 200kg de goiaba, branca e vermelha, foram doadas ao RU. O cultivo também é resultado de pesquisa desenvolvida no doutorado. 

O Frutagro é coordenado pelo Prof. Gustavo Alves Pereira (Colegiado de Agronomia, CPCE/UFPI) e o Prof. Gabriel Barbosa da Silva Junior (Departamento de Fitotecnia, CCA/UFPI). O grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa na Plataforma Lattes, do CNPq.