Egressos do sistema prisional participam na UFPI de aula inaugural do curso de Mecânica de Motocicletas

Imprimir
Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 15h15

cttmotocicletas-32_copy.jpg

Egressos do sistema prisional participam de aula inaugural do curso de Mecânica de Motocicletas no CTT da UFPI

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (8), no auditório do Colégio Técnico de Teresina da UFPI, a aula inaugural do curso de Mecânica de Motocicletas, que está sendo ofertado pelo Projeto Alvorada. O projeto, que tem como objetivo facilitar a reinserção social e produtiva de egressos do sistema prisional por meio da formação técnica e profissionalizante, está sendo realizado por meio de uma parceria da UFPI - Colégios Técnicos de Teresina e de Floriano, com o Escritório Social do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. 

A solenidade de abertura contou com a presença do Prof. Laurielson Alencar, coordenador-administrativo do Projeto Alvorada; da Profª. Maria da Conceição, coordenadora-pedagógica; da Profª. Virgínia Muniz, Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, que na ocasião representou o reitor da UFPI; dos diretores e colaboradores dos colégios da UFPI, dos alunos selecionados, além de representantes do Instituto Federal do Piauí, da Secretaria de Justiça do Piauí e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O Projeto Alvorada é uma articulação de instituições das áreas da educação, trabalho, justiça e das políticas penais, que estão somando esforços para promover oportunidades de inclusão social por meio da formação inicial e continuada (FIC). Os estudantes foram escolhidos após seleção realizada pelo Escritório Social do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, com acompanhamento da equipe gestora do Projeto Alvorada da UFPI.

cttmotocicletas-2.jpg

Prof. Laurielson Alencar, coordenador administrativo do Projeto Alvorada, na UFPI

De acordo com o Prof. Laurielson Alencar, coordenador-administrativo do projeto, foram disponibilizadas 20 vagas para os alunos, que, depois de formados, poderão acessar o mercado de trabalho formal ou montar o seu próprio negócio, visto que o estímulo ao empreendedorismo é uma das metas do projeto.

“Toda a formação técnica é importante, mas posso dizer que o principal é trabalhar essa reinserção dos educandos e mostrar que existem formas deles retomarem as suas vidas após a retirada do estabelecimento penal. O nosso projeto ajuda a dar dignidade aos participantes”, explicou.

cttmotocicletas-23.jpg

Profª. Virginia Muniz, superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI

A capacitação dos estudantes será realizada ao longo de 20 semanas letivas com aulas semanais de 50 minutos, totalizando 500 horas de curso. Deste total, 360 horas serão de conteúdo programático e 140 horas de estágio. A superintendente do EBTT da UFPI, Profª. Virginia Muniz, ressaltou que todos os docentes da UFPI acreditam em um futuro melhor para todos.

“Eu vejo esse projeto como mais uma oportunidade para que a Universidade abra suas portas para a comunidade e proporcione a inserção de pessoas no mercado de trabalho. Embora ninguém possa voltar atrás para fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”, disse.

ctt29_copy_copy.jpg

Evanildo Alves Rodrigues, aluno do curso técnico em Mecânica de Motocicletas

Para Evanildo Alves Rodrigues, aluno do curso técnico em Mecânica de Motocicletas, a ressocialização é de grande importância para toda a sociedade. “Não só para mim, mas acho que a expectativa de todos os meus colegas é que além da capacitação profissional, possamos melhorar nossos vínculos com a sociedade, principalmente com os nossos familiares. 

cttmotocicletas-15.jpg

Aula inaugural do curso de Mecânica de Motocicletas no CTT da UFPI