UFPI marca presença na 12º edição do Salão do Livro de Valença

Imprimir
Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h45

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_14.03.37.jpeg

Salão do Livro de Valença já está na 12º edição

De 14 a 17 de setembro, acontece o 12º Salão do Livro de Valença do Piauí (SaLiVa). O evento é realizado pela Universidade Federal do Piauí  (UFPI) e a Fundação Quixote. A Universidade participa do evento também por meio de estande de divulgação e venda de obras da Editora da UFPI. O Salão do Livro de Valença tem como objetivo promover o acesso democrático ao livro e à leitura. 

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_12.21.08.jpeg

Ricardo Ramos, filho do patrono do SaliVa, recebendo homenagem pelo pai, Dr. Chico Ramos

O patrono da 12º edição do evento é o ex-professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Francisco Ferreira Ramos, mais conhecido como Dr. Chico Ramos. Natural de Valença, Dr. Chico Ramos foi pioneiro da neurologia no Piauí, tornando o estado um dos primeiros do nordeste capacitado à realização de cirurgias avançadas no campo da neurologia. Foi diretor do Hospital Getúlio Vargas e participou da criação da Faculdade de Medicina, além de atuar no magistério. 

janeiroroxo-12_copy.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo - Foto: Arquivo SCS

O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, falou sobre a relevância da homenagem e do trabalho de Dr. Chico Ramos na medicina e para a cultura.“O professor Francisco Ramos foi uma pessoa de importância estrondosa na área da saúde e educação.Trouxe avanços excepcionais para o nosso estado quanto à neurocirurgia e é mais do que merecida a homenagem para uma pessoa que foi fundamental na construção do ensino e da assistência à saúde no estado do Piauí”, comentou. 

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_15.44.58.jpeg

Patrono da 12º edição do Salão do Livro de Valença, Francisco Ferreira Ramos

O filho do patrono, Ricardo Ramos, recebeu a homenagem no SaLiVa e agradeceu em nome da família pelo respeito e consideração do evento pelas realizações do pai e contou sobre a vontade em se tornar médico.“Meu pai, quando menino, conheceu um médico e desde então ele sempre seguiu com essa ideia de estudar medicina. Essa homenagem representa respeito à determinação e ao legado que eles nos deixou ”, disse

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_14.03.40_1.jpeg

Filho do Patrono recebendo homenagem do Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes,

ao lado da Superintendente de Comunicação da UFPI, Samantha Castelo Branco

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, destaca que os fatores fundamentais para escolha do homenageado foram a importância do Dr. Chico Ramos não apenas para a cidade de Valença mas para todo o estado do Piauí, seu amor pelos livros e educação; e por ser uma das figuras principais da Universidade como professor.

"Não podíamos deixar de homenageá-lo, ele conseguiu construir uma trajetória de vida não apenas do ponto de vista do estudos, mas uma trajetória pessoal sem deixar de lado suas raízes. Além de escritor, professor e médico, ele era um altruísta que doava sem pedir nada em troca, e isso são fatores motivadores para que o Salão do Livro de Valença reverencie a figura de Dr. Chico Ramos”, finalizou. 

UFPI no SaLiVa

A Universidade Federal do Piauí, além de participar da realização do evento, também marca presença com o estande da Editora Universitária. A comunidade local pode visitar o estande e conhecer um pouco sobre o acervo de livros de produção acadêmica, com pesquisas científicas de níveis de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_14.03.40.jpeg

Estande da EDUFPI no SaLiVa

O diretor da Editora da UFPI, Cleber de Deus, explica a importância da presença da Edufpi em eventos regionais com o SaliVa. “A EDUFPI no Salão do Livro de Valença é fundamental para fomentar a produção acadêmica e aproximar a comunidade a ter uma relação literária com diversas produções que saem da nossa Universidade.” Segundo o diretor, um evento regional como o SaLiVa cria uma integração com o Salipi, que acontece em Teresina, ao difundir a cultura artística literária e acadêmica piauiense.

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_14.03.39.jpeg

O SaLiVa tem em sua programação palestras, com a presença de Cineas Santos, Prof. Luiz Romero Lima e o escritor Fred Elboni. Atrações culturais com shows de artistas do Piauí e Ceará e o Espaço Infantil com contação de histórias e música. Confira a programação completa no site do SaLiVa.