UFPI tem Programas de Pós-Graduação de excelência nacional na última avaliação da CAPES

Imprimir
Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 13h52

Os Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tiveram um salto de qualidade, de acordo com a última avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dos 62 cursos de pós-graduação (33 mestrados acadêmicos, 21 doutorados e 8 mestrados profissionais) avaliados, os PPGs em Biotecnologia (RENORBIO), Ciência e Engenharia dos Materiais obtiveram nota 6, considerados de excelência a nível nacional. Destaque também para os mestrados e doutorados em Enfermagem, Filosofia e Políticas Públicas e mestrado em Ensino de Física que subiram a nota para 5, o que no índice significa um desempenho muito bom. Ao total, 10 Programas aumentaram a nota, 18 mantiveram o mesmo conceito do quadriênio anterior e 5 participaram da primeira avaliação.

REGILDA-8_1.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo, o desempenho é resultado de esforços da Administração Superior da UFPI ao lado das coordenações, docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação. “É um trabalho conjunto, porque envolve o assessoramento e acompanhamento dos egressos pelas coordenações, atividades de autoavaliação que prezam pelo avanço da qualidade e contribuição social dos programas. Além disso, temos que mencionar o apoio do reitor para todas as ações, como a vinda de professores visitantes que incrementaram o ensino, a produção de pesquisas e, consequentemente, nas notas da CAPES”, afirmou.

A PRPG também lançou auxílio aos pesquisadores a partir de editais dos próprios PPGs com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP-CAPES). Já para as pós-graduações profissionais, a Pró-Reitoria utilizou recursos próprios a fim de beneficiar os estudantes. Outra iniciativa, foram editais voltados para assistência em decorrência da vulnerabilidade em contexto da pandemia.

Estratégia que visa a internacionalização, a PRPG fortaleceu ações como a divulgação de edital inédito na Universidade voltado para a tradução em inglês e espanhol das subpáginas dos Programas de Pós-Graduação. “Temos alunos que vêm de diferentes partes do mundo, então é necessária a tradução destas páginas para permitir a troca de conhecimentos. Nós também permitimos que as subpáginas passassem a ser hospedadas na plataforma Google Suite com o intuito de oferecer mais dinamismo e criatividade na apresentação dos nossos PPGs”, frisou a Pró-Reitora Regilda. 

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais - Criado no ano de 2011 e atualmente com 131 dissertações e 26 teses defendidas, o programa alcança o conceito 6. Segundo a Coordenadora Fernanda Marciano, fala da honra para os professores e discentes com a conquista na última avaliação da CAPES. “Funcionamos com uma engrenagem em que houve o trabalho conjunto de docentes, discentes e técnico-administrativos, então a nota representa a validação do nosso trabalho”, pontuou.

fernandamarciano.jpg

Coordenadora do PPG em Ciência e Engenharia dos Materias, Fernanda Marciano

Pensando no futuro, a coordenação do programa objetiva a nota máxima. “Queremos aumentar a nossa internacionalização e estabelecer mais parcerias com empresas”, acrescentou a professora Fernanda. 

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Conquista nota 5 na avaliação da CAPES. Segundo a Coordenadora, Rosilane Magalhães, a avaliação exitosa do PPGEnf, se dá por um esforço coletivo de docentes, discentes, egressos, administrativos, parceiras com outras instituições nacionais e internacionais e a gestão do programa. 

WhatsApp_Image_2022-09-16_at_16.23.01.jpeg

Coordenadora do PPG em Enfermagem, Rosilane Magalhães

“A avaliação da pós-graduação é uma ferramenta útil para os gestores públicos e também para mestrandos e doutorandos, ao assegurar que são orientados por professores competentes, cientificamente produtivos e reconhecidos pelos pares”, afirmou a professora Rosilane.

O curso de mestrado é composto por 65 alunos, sendo 13 bolsistas. O doutorado possui 86 estudantes, sendo 13 bolsistas. 18 alunos estrangeiros (6 do Paraguai, 4 do Uruguai e 8 de Angola) - 10 doutorandos e 8 mestrandos. Nestes 15 anos, o PPGEnf levou a defesa 293 trabalhos, dos quais: 248 dissertações de mestrado e 45 teses de doutorado.

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Segundo a Coordenadora Solange Teixeira, a produção de dissertações e teses com conteúdo de excelência foi um dos responsáveis pela nota 5. “O acompanhamento e produção dos nossos egressos também foi fundamental, sobretudo na publicação de artigos A1 e A2. Também tenho que mencionar o planejamento estratégico e a articulação de desenvolvimento institucional, principalmente no que se refere à ampliação estrutural e docente”, frisou.

O programa já formou 193 mestres e 43 doutores em Políticas Públicas. 

Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Com a chegada ao conceito 5, o Coordenador José Elielton de Sousa comenta que a rápida subida de 3 para 5 ao observar as duas últimas avaliações da CAPES (2009-2012) e (2013-2016).

WhatsApp_Image_2022-09-19_at_13.37.29.jpeg

Coordenador do PPG em Filosofia, José Elielton Sousa

“O PPG mostra clara evolução gradual na qualidade, obtendo “muito bom” desempenho em produção acadêmica docente, estando acima da mediana nesse quesito. Estamos trabalhando para ampliação e consolidação da cooperação nacional e internacional, bem como na perspectiva de financiamento para pesquisas. De fato, constata-se um progresso no quadriênio 2017-2020, quando o programa teve um segundo projeto aprovado no Edital Universal/CNPq, 2 eventos apoiados pela CAPES e três bolsistas de produtividade PQ2. Além disso, a forte produção qualificada e o planejamento estratégico do corpo docente apontam para a evolução dos elementos envolvidos na avaliação dos quesitos da avaliação, com destaque para o quesito ‘impacto na sociedade’”, ressaltou o professor Elielton.

O PPG em Filosofia tem 22 alunos de mestrado e 23 de doutorado. 101 dissertações já foram defendidas até o momento.

Programa de Pós-Graduação em Odontologia - O Mestrado em Odontologia aumenta a nota para 4. Para a Coordenadora Marcoeli Silva de Moura, o aumento do conceito é visto com entusiamo. “Nós que fazemos o PPGO-UFPI estamos muito felizes com o resultado da avaliação quadrienal de 2021, na qual obtivemos nota 4. O programa iniciou as atividades em 2011 e já formou 104 mestres com dissertações defendidas. Com essa nota, pretendemos submeter à Capes a proposta para o curso de Doutorado e qualificar nossos mestres egressos e os demais interessados da região, visto que é o único Programa de Pós-graduação em Odontologia, nível acadêmico, do Piauí”, disse. 

Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical - O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical (PPGZT) é um programa vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) e ao Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). O PPGZT foi avaliado como um Programa novo, pois foi criado a partir da fusão de dois outros programas de pós-graduação (PPG em Ciência Animal - CCA e o PPG em Zootecnia - CPCE) em 2019. Ao todo já formou 270 Mestres e 168 Doutores. 

“A nota 4, obtida pelo PPGZT nesta avaliação quadrienal da CAPES, é importante não apenas para o curso se manter em funcionamento, mas principalmente para que se apresente diferenciado qualitativamente no cenário brasileiro de formação de pós-graduação, impactando diretamente na inserção de recursos humanos qualificados na sociedade. Essa conquista é coletiva. É o resultado do trabalho de muitas pessoas, um trabalho perseverante”. Ressaltou o Coordenador Natanael Santos.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Localizado no Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, o PPG tem nota 4. O Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias iniciou suas atividades em 2019, oriundo da fusão do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas com o Programa de Pós-graduação em Agronomia/Fitotecnia. O programa teve a APCN aprovada pela CAPES no final de 2019, e passou a ofertar também o curso de Doutorado a partir de 2020, o que levou o PPGCA a atingir o posto de único PPG a ofertar o Doutorado na Áreas de Ciências Agrárias em campus fora da sede Teresina. Até o presente momento, o PPGCA conta com 18 dissertações defendidas. 

WhatsApp_Image_2022-09-16_at_18.33.35.jpeg

Coordenador do PPG em Ciência Animal, Rafael de Souza Miranda

“O programa apresenta extrema importância para inserção regional e busca atuar em eixos estratégicos na região meio Norte do Brasil. Tem atraído público alvo de diversos estados brasileiros (Maranhão, Tocantins, Ceará, Bahia, São Paulo, além do Piauí e outros) e países (Haiti e Moçambique). Como perspectivas futuras, o corpo docente e discente tem se dedicado para aprimorar a internacionalização e promover a ascensão do conceito do programa junto a CAPES, tendo como alvo principal o conceito 5”, explicou o Coordenador Rafael de Souza Miranda.

Avaliação da CAPES

Na avaliação, os cursos recebem notas entre 1 e 7. Segundo os critérios adotados pela Capes, as notas 1 e 2 descredenciam os cursos; nota 3 significa desempenho regular, atendendo aos padrões mínimos de qualidade; notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom, sendo 5 a nota máxima para os cursos que oferecem apenas mestrado. Nota 6 indica desempenho de excelência nacional e 7 confere padrão de desempenho internacional.

Após submissão institucional, a CAPES realiza a avaliação nos quesitos programas, formação e impacto na sociedade.

Reitor Gildásio participa de reunião que comemora a nota do PPG em Políticas Públicas 

Nesta sexta-feira (16/9) foi realizada confraternização para celebrar a conquista da nota 5 pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. O evento foi prestigiado pelo Reitor Gildásio Guedes, e contou com a presença da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; o coordenador de programas stricto sensu, Francisco do Nascimento; a diretora do CCHL, Edna Goulart; a coordenadora do programa, Solange Teixeira; o subcoordenador Prof. Jairo de Carvalho Guimarães; além de professores e técnicos.

ppgpp-2.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes conversou com coordenadores e professores e destacou a importância do avanço da boa avaliação ao programa que subiu de 4 para 5. “Queria parabenizar toda a equipe e gestão do PPGPP por essa avaliação muito boa. Foi um importante crescimento e conquista para a Universidade Federal do Piauí. Sabemos que isso é mérito de todos aqui que realizaram um excelente trabalho. Podemos sempre sonhar em alcançar o melhor”, afirmou.

ppgpp-5.jpg

Coordenadora do PPGPP, Solange Teixeira

Em sua fala, a coordenadora do PPGPP disse que a conquista da nota 5 é resultado de uma atuação planejada do corpo docente e a meta, agora, é seguir avançando para índices ainda melhores. Ela destacou ainda que a intenção é avançar no processo de internacionalização, além de incrementar a produção científica bibliográfica atual para alcançar a nota 6.

Na ocasião, a Pró-Reitora de Pós-Graduação parabenizou o corpo docente e destacou os esforços da PRPG no auxílio a esse, e outros programas, no preenchimento dos formulários necessários para a avaliação. “Venho parabenizar a todos vocês pelos esforços para alcançarem os objetivos propostos. Tenho acompanhado o trabalho do PPGPP em vários eventos e sei que foi muito merecido o alcance da nota cinco, foi um ótimo resultado”, disse

O PPGPP atua há 20 anos e tem atividades voltadas para a qualificação de docentes, pesquisadores, recém-graduados e de profissionais, para intervir com competência teórica, política e técnica, no campo da docência e da produção de conhecimento na área das políticas públicas. O programa, que conta com mestrado e doutorado, atua com 28 docentes e tem duas linhas de atuação: Cultura, Identidade e Processos Sociais e Estados, Políticas Públicas e Movimentos Sociais.

ppgpp-14.jpg

Professores, coordenadores e gestores participam de celebração do conceito 5 do PPGPP/UFPI