PPGMAT da UFPI tem sua primeira defesa de tese do Doutorado

Imprimir
Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 21h47

doutoradomatemática-8_1_copy.jpg

PPGMAT tem primeira apresentação de tese de doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) realizou na manhã desta terça-feira (20) a primeira defesa de tese do Doutorado. A solenidade de defesa ocorreu no auditório Afonso Sena (CCN) e contou com a participação do Reitor Gildásio Guedes e da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo.

Com o Título “Sobre Hipersuperfícies em Espaços Conformemente Plano e Rigidez de Superfícies Capilares", a tese foi defendida pelo doutorando Bruno Vasconcelos, que teve como orientador o professor Barnabé Lima e coorientador professor Paulo Alexandre. A banca examinadora foi composta pelos professores Barnabé Pessoa (UFPI), Luquésio Jorge (UFC), Paulo Alexandre (UFPI), Rondinelle Batista (UFPI).

Bruno é professor do curso de matemática no campus da UFPI de Picos e ingressou na Instituição em 2015. Para ele, o sentimento é de gratidão por ter a oportunidade de apresentar a primeira tese de doutorado do programa, sendo egresso da Universidade. “Fico muito feliz com o trabalho que realizamos durante todos esses anos e extremamente grato com o apoio de todos os professores do departamento”, afirmou o doutorando.

WhatsApp_Image_2022-09-20_at_09.25.26_1.jpeg

Bruno Vasconcelos, doutorando do PPGMAT

Reitor Gildásio Guedes, um dos professores que contribuiram para a criação do Bacharelado em Matemática, além de ter sido chefe do departamento de Matemática, diretor do CCN, destacou a importância desse momento para a Instituição. “Fico feliz com a realização de mais uma conquista para o PPGMAT. Valorizar a matemática é valorizar o capital intelectual da Universidade e lutamos sempre para manter e aumentar a qualidade da nossa Instituição e dos nossos programas de Pós-Graduação”, declarou Gildásio.

doutoradomatemática-4_1.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O Programa de Pós-Graduação em Matemática - Acadêmico foi criado em 2009, com a oferta do curso de Mestrado, e, em março de 2019, iniciou a oferta do curso de doutorado. Atualmente, o programa possui 25 professores e tem como áreas de concentração Análise, Geometria e Topologia, e Matemática Aplicada. O PPGMAT também manteve nota 4 na recém-divulgada avaliação quadrienal da CAPES.

Rondinelle Batista, Coordenador do PPGMAT, acredita que a ocasião é um destaque para o programa e para os discentes do curso de graduação. “É uma oportunidade para prestigiarmos o desenvolvimento da Pós-graduação em Matemática e contemplar todos os alunos que fizeram parte da primeira turma de doutorado. Ficamos felizes em trazer esse diferencial para a Matemática da UFPI”, ressaltou. 

doutoradomatemática-9.jpg

Rondinelle Batista, Coordenador do PPGMAT

Também estiveram presentes na solenidade de abertura de defesa da tese o diretor e vice-diretor do Centro de Ciências da Natureza, Edmilson Miranda e Jefferson Leite, respectivamente; o Chefe do Departamento de Matemática, Carlos Humberto Soares; Professor João Xavier, um dos fundadores do PPGMAT; além de demais professores, convidados e estudantes.