VIII Setembro Azul destaca protagonismo da pessoa surda 

Imprimir
Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 14h48

WhatsApp_Image_2022-09-21_at_16.55.28.jpeg

Na tarde do dia 26 de setembro, ocorrerá o evento on-line VIII Setembro Azul. Realizado pelo curso de Letras - Libras, o evento visa promover o protagonismo surdo e tratar de questões importantes para esse público. Será transmitido no You Tube pelo Laboratório de Edição de Libras UFPI e contará com palestrantes surdos que falarão a respeito de suas histórias e a importância de ser protagonista delas.

 WhatsApp_Image_2022-09-21_at_16.55.30_1.jpeg

O coordenador do Curso de Letras-Libras, Emanoel Barbosa de Sousa, destaca que o dia 26 de setembro, considerado o Dia Nacional do Surdo, é uma data importante para falar tanto das conquistas quanto dos direitos dessa parcela da população, que, segundo ele, estão na Constituição Federal, mas ainda não foram plenamente garantidos no Brasil. "O evento será uma espécie de comemoração e um dia de luta também em busca dos direitos da comunidade surda para que a gente ponha em prática várias propostas que estão na lei mas ainda não estão efetivamente funcionando”. O coordenador também destaca que outros eventos desse tipo ocorrerão em todo o Brasil, e que em Teresina também serão feitos por organizações ligadas à causa surda, inclusive com atividade acontecendo no Rio Poty Shopping.

O setembro azul foi criado em 2011 como um movimento que visa à promoção da Língua de Sinais e da Cultura Surda, bem como a busca pelos direitos fundamentais da comunidade surda, como o direito à educação de qualidade. A escolha do mês de setembro se deu porque nesse mês ocorreram diversas conquistas de grande importância para a comunidade surda, principalmente no que toca à educação. 

Algumas delas foram 9 de setembro de 2009, quando aconteceu o Seminário Nacional em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos em 25 dos 26 estados brasileiros; e 20 a 26 de setembro, quando acontece, desde 1958, a Semana Internacional dos Surdos , celebrada pela Federação Mundial dos Surdos (WFD). A escolha da cor azul foi uma ressignificação pelo fato de que, na Segunda Guerra Mundial, pessoas em campos de concentração, com deficiência, incluindo surdez, usavam uma faixa de identificação azul em seus braços. 

Link da palestra