The Cell: UFPI realizará II Simpósio de Células-tronco e Terapia Celular

Imprimir
Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 16h04

THE_CELL_-_UFPI_2022.png

O Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-tronco (NUPCelt) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará entre os dias 11 e 13 de novembro o II Simpósio de Células-tronco e Terapia Celular: Medicina Regenerativa e Materiais Bioinspirados (The Cell 2022). O evento acontecerá no Cine Teatro da UFPI, localizado no espaço Rosa dos Ventos, em Teresina (PI).

As inscrições para o The Cell 2022 seguem até o dia 11 de novembro. Um dos principais objetivos do Simpósio é ampliar a interação entre pesquisadores e profissionais da área de saúde animal e humana, com palestras que trazem novos conhecimentos sobre as áreas de biotecnologia, cultivo de células-tronco, terapia celular e engenharia de materiais.

Graduandos, pós-graduandos, pós-doutores e profissionais das áreas de saúde, biológicas, agrárias e ciências dos materiais terão a oportunidade de apresentar trabalhos que, posteriormente, serão publicados em um fascículo especial do Jornal Interdisciplinar de Biociência da UFPI. As submissões de trabalhos ocorrem até dia 03 de novembro por este LINK.  

Os participantes do The Cell 2022 também poderão participar de workshops de cultivo de células-tronco e de bioimpressão 3D. Outras informações e a programação completa está disponível no site oficial do evento.  

Programação

A segunda edição do Simpósio contará com a participação de dez cientistas de renome internacional, que ministrarão palestras sobre medicina regenerativa e materiais bioinspirados. Dentre eles, está o Dr. Arnold Caplan, médico, docente e pesquisador da Case Western Reserve University School of Medicine dos Estados Unidos (EUA). Dr. Caplan foi o primeiro cientista a descrever as células-tronco mesenquimais, uma linhagem de células-tronco presente em tecidos adultos, que são estudadas pelo Nupcelt da UFPI.

Também estarão presentes no evento a Dra. Lucia Mariano Silla, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o Dr. Carlos Eduardo Ambrósio, da Universidade Estadual de São Paulo; o Dr. José Ricardo Figueiredo, da Universidade Estadual do Ceará; o Dr. Lindolfo Meirelles, da Universidade Luterana do Brasil, além de pesquisadores da UFPI que atuam na área de medicina regenerativa, como o Dr. Anderson de Oliveira Lobo, a Dra. Ana Cristina Fialho, Dr. José Milton, dentre outros.

Para o coordenador do evento e professor do curso de Medicina Veterinária da UFPI, Napoleão Argôlo, o II Simpósio de células-tronco e terapia celular, possui grande relevância para o Piauí e para a UFPI, ao colocar o estado no cenário nacional de pesquisas em área de fronteira do conhecimento humano, como a medicina regenerativa, utilizando materiais bioinspirados em modelos animais, além de demonstrar o caráter institucional da UFPI como promotora do desenvolvimento científico e tecnológico na região. "De forma inédita, os estudantes e profissionais da saúde humana e animal, terão a oportunidade de ampliar aprendizado, treinamento e atualização profissional em temas de elevada complexidade biotecnológica, os quais representam o futuro da medicina veterinária, medicina humana e demais áreas da saúde", acrescentou. 

O evento conta com o apoio da direção do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR) e possui ajuda financeira da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa de Apoio a Eventos (PAEP). Dispõe, ainda, do patrocínio de empresas privadas. 

NUPCelt_UFPI.jpeg

Membros do Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-tronco (NUPCelt)

NUPCelt

O Núcleo de pesquisa com células-tronco (NUPCelt) da UFPI, localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) e fundado em 2013, é o primeiro do Meio Norte do Brasil a realizar pesquisas com células-tronco de animais, em especial com animais silvestres. Um dos principais objetivos do Núcleo é solucionar enfermidades que acometem também os animais, como a diabetes. Entre muitos destaques, o trabalho realizado pelo grupo já trouxe importantes contribuições à pecuária piauiense, com o tratamento da doença mastite em caprinos.

Confira mais informações sobre a programação no Site do Evento.

Acompanhe o Instagram do Evento.

Saiba mais sobre o Núcleo de Pesquisa.