UFPI realiza o evento “Torquato 50 anos” nos dias 9 e 10 de novembro

Imprimir
Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 15h53

WhatsApp_Image_2022-11-04_at_10.13.17.jpeg

Em celebração ao legado de um dos mais expressivos artistas piauienses, Torquato Neto, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe, nos dias 9 e 10 de novembro, o evento “Torquato 50 anos”. O evento faz alusão ao cinquentenário da morte do poeta, que ocorreu em novembro de 1972. Durante os dois dias festivos, vão acontecer exposições audiovisuais, audição de músicas inéditas, projeção de filmes e debates. As comemorações serão abertas com o lançamento do livro “Torquato Neto Arte Inacabada”, a partir das 17h, no Cine Teatro da UFPI.

À frente da organização, o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, fala do entusiasmo da Instituição em colaborar com o evento. “A UFPI se orgulha de promover, junto a outros parceiros, um evento que objetiva celebrar e revisitar as contribuições de Torquato Neto no que tange a diversas áreas da cultura. É um momento em que diálogos entre cinema, música, literatura, música e poesia estarão voltados para um notável filho de nossa terra. Retomamos seus passos e os projetamos no presente para novas ações mantenham entre nós esse valioso legado”, ressalta o professor Viriato Campelo. 

Um dos autores do livro “Torquato Neto Arte Inacabada” e responsável pelo acervo de Torquato Neto, George Mendes, conta que a presença da Universidade é fundamental para encabeçar as comemorações no Piauí. “A presença da UFPI é importante não só como um centro de difusão de ideias, mas também a forma como a Instituição contribuiu e se dedicou em perpetuar o trabalho de Torquato”, disse.  

No dia 10 de novembro, a programação continua com a realização de Diálogos Culturais pela manhã e tarde. Os temas a serem abordados serão música, poesia, cinema e jornalismo, além da participação de importantes convidados: Feliciano Bezerra, Cineas Santos, Geraldo Brito, Viriato Campelo, Thiago Eh, PJ Cunha, George Mendes, Edwar C Branco, Jaislan Honório, Fábio Leonardo, F Magalhães, Fenelon Rocha, Edmar Oliveira e Isis Rost.

A programação é encerrada na UFPI com a exibição dos filmes, às 17h30, “Todas as Horas do Fim”, e às 19h, “Pira Poesia”.

“Torquato 50 anos” retoma às atividades comemorativas nos dias 16, 18, 19 e 25 de novembro no SESC Cajuína.  

Torquato Neto Arte Inacabada

A obra inédita sai sob o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e retrata, em textos de 16 autores, o respaldo cultural da obra de Torquato para a cena local e nacional. O livro dispõe de um segundo lançamento durante a passagem do evento no SESC Cajuína, no dia 19 de novembro.

O Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, comenta a relevância do livro publicado. “A EDUFPI, editora de nossa Universidade, entrega para a sociedade uma obra de valor imensurável, que reúne reflexões de estudiosos, admiradores e críticos do legado de Torquato Neto”, pontua Viriato Campelo.

As comemorações do cinquentenário ainda contam com a realização do SESC Piauí, Academia Piauiense de Letras, Plug Propaganda e UPJ Produções. 

Confira a programação completa.