Aberto o III Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/UFPI)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 15h21

Na manhã desta segunda-feira (7), teve início no auditório Profa. Salomé Cabral, do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), o III Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O evento é uma iniciativa da Coordenação de Avaliação e Regulação Acadêmica/DGOV/PROPLAN, em articulação com as coordenações de cursos de graduação participantes do Ciclo III do Enade 2022. O objetivo do seminário é orientar os estudantes matriculados nos cursos que serão avaliados pelo exame, neste ano. 

Estiveram presentes na solenidade de abertura a professora Edna Magalhães, coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica; a Prof. Cleânia de Sales Silva, representante da Administração Superior e Diretora de Governança; Profa. Mariane Goretti de Sá Bezerra Leal , docente do Centro de Educação Aberta e a Distância; Prof. Cantídio Sousa Filho, da Coordenação do Curso de Comunicação Social- Jornalismo; Prof. Maurício Mendes Boavista de Castro, Coordenador do Curso de Administração; Prof. Salvina Lopes Lima Veras, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis.

Capturar_3.PNGMesa de abertura do evento 

Com o tema “A qualidade da educação na formação do estudante de Graduação da UFPI”, o seminário busca abordar com os alunos a importância do exame, como destaca a coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica, professora Edna Magalhães: “É uma oportunidade para conhecer os procedimentos do ENADE, em relação à prova. Além de fazer uma reflexão teórica sobre a avaliação e sua importância, teremos um momento de orientação para o exame. Discutindo a importância do ENADE para a Universidade e na vida deles também”, pontua. 

WhatsApp_Image_2022-11-07_at_12.06.00.jpegProfessora Edna Magalhães

Ministrante da palestra de abertura do evento, “Os desafios da IES para uma avaliação satisfatória no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”, a professora Maria do Carmo de Sousa Batista explica o papel da Universidade em preparar a comunidade acadêmica para o exame. O exame é um indutor de políticas públicas que tem como um de seus objetivos sempre melhorar a qualidade da educação. O ENADE é muito desafiador até pelo seu propósito, nele estão embutidos os quatro pilares da educação para o século XXI, porque ele é muito amplo. Então é importante que cada instituição possa socializar seu público com relação a esse exame. Quando realizado com todo cuidado, ele permite muitos desdobramentos importantes para a educação como um todo”, esclarece.

WhatsApp_Image_2022-11-07_at_12.11.59_copy.jpegProfessora Maria do Carmo de Sousa Batista

A Prof. Cleânia de Sales Silva, diretora de Governança da UFPI, comenta as expectativas da realização da edição deste ano do evento: “Esse é o terceiro seminário que a UFPI realiza. Entao esperamos que a Instituição possa, a cada ano, alcançar níveis de excelência cada vez maiores  e conscientizar a comunidade sobre a importância desse exame para cursos, docentes, estudantes e nossa Universidade de modo geral. Espero que nesse seminário de 2022 possamos estabelecer discussões proveitosas, que possam trazer frutos nessa busca permanente da instituição pela excelência em relação aos serviços que presta” finaliza. 

enadecleania.jpgProfessora Cleânia de Sales Silva

De acordo com a portaria 41 deste ano do Inep, serão avaliados os seguintes cursos de bacharelado na Universidade: Administração, Administração Pública (CEAD/UFPI), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Hab. Jornalismo, Turismo, Direito e Serviço Social. Atualmente, a Instituição conta com nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação que tem 5 como valor máximo, depende do ciclo avaliativo do Enade.

O III Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) segue com atividades nesta terça-feira (8), confira a programação completa aqui