LASD/UFPI realiza abertura do curso de extensão “Análise de Situação de Saúde”

Imprimir
Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 11h26

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.45.51.jpeg

Aconteceu na noite desta segunda-feira (07), via on-line, a abertura do curso “Análise de Situação de Saúde”. O curso é organizado pela Liga Acadêmica em Saúde Digital da UFPI em parceria com Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM).

O Curso tem como objetivo qualificar estudantes de saúde e os profissionais de saúde para construção, análise e utilização dos indicadores de saúde, a partir das ferramentas de tabulação dos dados, destacando a gestão da informação em saúde.

Marylane Viana fala que o curso é importante para formação de profissionais na área da saúde.  “Penso que o curso pode instrumentalizar os profissionais de saúde, para a construção de indicadores de saúde, que quando analisados, possibilitam a compreensão sobre situação de saúde da população, sobre as condições de morbidade mortalidade da população, que devem subsidiar a tomada de decisão dos profissionais para a assistência à saúde e, para os gestores melhor administrarem os recursos em saúde e gerenciar a eficiência do sistema de saúde”, explica.

A coordenadora LASD, Lis Cardoso Marinho Medeiros explica que o curso trará mais aprendizado e uma riqueza de conhecimentos em prol da saúde da população. “O curso é uma oportunidade para estudantes e profissionais compreenderem as bases de dados que são essenciais para auxiliar na produção de indicadores de saúde que impulsionam ações de promoção, vigilância e atenção à saúde”, explica.

Sabrina Ruthiele Santos de Carvalho, presidente da LASD-UFPI, disse que a  abertura do  curso foi um sucesso. “Nós tivemos a honra de reunir acadêmicos de graduação, mestres, especialistas e doutores nas diversas áreas, não só relacionadas à saúde, em um ambiente virtual de troca de conhecimentos e experiências. Estamos satisfeitos com o primeiro dia de curso e esperamos aproveitar ao máximo essa oportunidade de aprender mais sobre análise de dados aplicada à área da saúde”.

Desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas, o curso, segue até o dia 07 de dezembro, sendo o conteúdo programático ministrado pelas professoras: Zenira Martins – Coordenadora de Análise e Tendências em Saúde da SESAPI e Marylane Viana da Coordenação de Análise da SESAPI.