“Torquato 50 anos” inicia hoje (9) com lançamento de livro; evento continua amanhã com debates e exibição de filmes

Imprimir
Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 11h21

WhatsApp_Image_2022-11-04_at_10.13.17.jpeg

Começa hoje (9) no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a partir das 17h, o evento “Torquato 50 anos”. A programação inicia com o lançamento inédito do livro “Torquato Neto Arte Inacabada” que sai sob o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), além disso vai acontecer a exposição “Torquatália 40 anos”. As comemorações fazem referência ao cinquentenário de morte do poeta, que ocorreu em novembro de 1972. Torquato Neto foi um dos mais célebres artistas piauienses.

À frente da organização, o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, conta que a obra de Torquato Neto foi construída após a sua morte. “Quando ele faleceu, havia apenas algumas canções gravadas, então o processo de construção da sua obra iniciou apenas com sua morte. Assim, em 1982, realizamos a primeira exposição Torquatália, que completa 40 anos, e durante esse percurso foram publicados livros e gravadas canções do seu repertório. Toda a produção artística toma como base a cidade de Teresina, onde se encontra o acervo pessoal de Torquato Neto”, explicou.

Torquato 50 anos segue até amanhã (10) na UFPI. Pela manhã e pela tarde serão realizados os Diálogos Culturais, os temas a serem abordados serão música, poesia, cinema e jornalismo, além da participação de importantes convidados: Feliciano Bezerra, Cineas Santos, Geraldo Brito, Viriato Campelo, Thiago Eh, PJ Cunha, George Mendes, Edwar C Branco, Jaislan Honório, Fábio Leonardo, F Magalhães, Fenelon Rocha, Edmar Oliveira e Isis Rost.

“Na quinta-feira, também teremos a exibição de dois filmes. A partir das 17h30, o filme “Todas as Horas do Fim” e, na sequência, o filme inédito no Brasil “Pira Poesia”, destacou o professor Viriato Campelo. 

O evento comemorativo retoma às atividades nos dias 16, 18 e 25 de novembro no SESC Cajuína e 19 de novembro na Academia Piauiense de Letras.

Confira a programação.