Lançamento do livro "Torquato Neto Arte Inacabada" inicia evento que rememora 50 anos de morte do artista

Imprimir
Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 22h05

LIVROTORQUATO-5.jpg

Livro Torquato Neto A Obra Inacabada

Ocorreu na tarde desta quarta-feira (9) o lançamento do livro "Torquato Neto Arte Inacabada", no Cine Teatro da UFPI. O livro, publicado pela Editora da UFPI (EDUFPI), faz parte da celebração do cinquentenário de morte do anjo torto, como era conhecido. O evento contou com a presença do reitor da UFPI, Gildásio Guedes, do vice-reitor da universidade, Viriato Campelo e do primo e curador da obra do autor, George Mendes. 

LIVROTORQUATO-37.jpg

Reitor Gildásio Guedes 

Durante a cerimônia, o reitor destacou a necessidade de celebrar a obra de Torquato, como um grande artista piauiense. “Precisamos valorizar nossa cultura, nossa história e dar destaque para nossa terra. É muito importante a universidade, enquanto celeiro de conhecimento, estar presente nessa celebração”, afirmou. 

LIVROTORQUATO-26.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Para o vice-reitor, que já acompanha a obra do autor há 40 anos, Torquato sempre estará vivo através de sua obra. Ele explica que esse trabalho está em constante construção e que agora a Universidade também é parte desse acervo. “Torquato era um artista multifacetado. Sua obra hoje é objeto de estudo em teses de mestrado e doutorado. Ficamos muito felizes em fazer parte disso”, disse.

LIVROTORQUATO-11.jpg

George Mendes, primo de Torquato e curador do acervo do poeta

Ademais, o curador da obra de Torquato, George Mendes, destacou que o que foi feito pelo autor passou a existir após a sua morte. Na oportunidade, ele enfatizou como a poesia de Torquato é sensível e musical, ainda hoje sendo base para a criação de novas melodias. “Isso é muito relevante para mostrar que essa obra tende a não ser concluída”, opinou.

Em seguida, ocorreu a exibição de um vídeo produzido para os 40 anos da "Torquatalia", celebração especial para pontuar as décadas de morte do artista, tendo ocorrido pela primeira vez em 1982. Logo após, foi realizada uma roda de conversa, para o compartilhamento de vivências acerca da obra do autor. 

O professor de Historia da UFPI, Edwar Castelo Branco, ressaltou que estão sendo realizadas cada vez mais pesquisas sobre o artista. “Todo mundo deveria conhecer a obra, é muito potente”, celebrou. 

Já o professor de Comunicação Fenelon Rocha aproveitou a oportunidade para divulgar o podcast “50 anos do voo do anjo torto”. Produzido em parceria com o também professor do curso Silvio Barbosa e alunos,  o conteúdo está distribuído em sete episódios e  pode ser acessado nas plataformas digitais. “Precisamos louvar o que bem merece, precisamos louvar Torquato Neto”, pontuou. 

Participaram também do lançamento os pró-reitores de Planejamento, Luís Carlos Sales; de Administração, Evangelina Sousa; e de pós-graduação, Regilda Moreira-Araújo, além da diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância, Lívia Nery, a Superintendente de Comunicação Social, Samantha Castelo Branco, o diretor da EDUFPI, Cléber de Deus, o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, além de outras autoridades e convidados. O livro "Torquato Neto A Obra Inacabada" pode ser adquirido na Livraria da UFPI.

Torquato Neto: O Anjo Torto

Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina e foi um poeta, jornalista e  letrista. Ele atuava como um agente cultural e polemista defensor das manifestações artísticas de vanguarda, como a Tropicália, o cinema marginal e a poesia concreta. Fez parceria com grandes artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, que morreu nessa quarta-feira (9), data em que o poeta completaria 78 anos.

Quando Torquato faleceu, em 10 de novembro de 1972, tinha apenas 34 composições musicadas e nenhum livro publicado. Atualmente, seu acervo conta com mais de 100 musicas divulgadas. Em seu último poema, FICO, o poeta ilustra sua partida de forma sublime, afirmando que estava sossegado enquanto durasse. Através de sua arte, Torquato cumpriu o que profetizou com o "Fico''. Ficou gravado no imaginário do brasileiro e revolucionou a cultura popular. Para a posteridade, ficam as obras, as influências e as merecidas homenagens.

“Torquato 50 anos”

WhatsApp_Image_2022-11-04_at_10.13.17.jpeg

O evento segue até amanhã (10) na UFPI. Durante o dia serão realizados os Diálogos Culturais, que versarão sobre música, poesia, cinema e jornalismo, além da participação de importantes convidados. O evento comemorativo retoma às atividades nos dias 16, 18 e 25 de novembro no SESC Cajuína e 19 de novembro na Academia Piauiense de Letras. Confira a programação completa.