Roda de conversa sobre Música e Poesia abre 2º dia de evento pelo cinquentenário de morte de Torquato Neto

Imprimir
Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 13h24

torquatoneto50anos-4.jpg

O evento “Torquato 50 anos” continua nesta quinta-feira (10), reunindo autoridades da Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de artistas locais e pesquisadores do legado de Torquato Neto. Às 10h, foi iniciada a roda de conversa “Diálogos Culturais – Música e Poesia”, no Cine Teatro. Toda a programação acontece em torno da comemoração do cinquentenário da morte do artista piauiense, cuja arte impacta produções em nível nacional e regional ainda hoje.

Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI, destacou o peso das obras de Torquato para as produções artísticas que o sucederam: “Sem dúvidas, um grande artista, que deve ser perpetuado em atividades como essa”. Junto ao vice-reitor, compuseram a mesa da atividade Feliciano Bezerra, Geraldo Brito, Wellington Soares e George Mendes, primo do artista homenageado e curador de seu acervo.

torquatoneto50anos-15.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

Ao comentar a vasta produção artística a partir do legado de Torquato, George Mendes afirma que sua obra é inacabada e quase inesgotável, fato ilustrado pela obra que é o carro-chefe do evento: “Torquato Neto: Arte Inacabada”. “Não sei se essas produções irão parar, mas estamos seguindo e certamente ainda há muito no que se trabalhar”, disse. O curador também destacou que existem projetos em andamento e em planejamento, tanto na Música como na pesquisa, a partir das produções do artista, inclusive na UFPI.

torquatoneto50anos-2.jpg

George Mendes, primo do artista homenageado e curador de seu acervo

Para o professor e doutor Feliciano Bezerra, pesquisador e admirador do legado de Torquato Neto, sua influência artística, que transcendeu até mesmo sua morte, se deve à força poética que possuía. “Uma força também existencial e de intervenção muito aguda Ele tinha consciência histórica, poética e geracional”, disse. Sobre a produção do artista na poesia, Bezerra afirmou: “Ele era um poeta, seu código principal era a poesia. Como músico, era poeta, como cineasta, era poeta”, completa.

As atividades do evento seguem na tarde e noite desta quinta-feira, com o diálogo cultural sobre Cinema e Jornalismo e a exibição dos filmes “Todas as Horas do Fim” e “Pira Poesia”. Confira a programação completa aqui.