Diálogos culturais sobre cinema e jornalismo encerram evento “Torquato 50 anos” na UFPI

Imprimir
Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 19h41

torquatoneto50anos-8.jpg

Aconteceram na tarde desta quinta-feira (10), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), os “Diálogos Culturais – Cinema e Jornalismo”, que marcam o encerramento das atividades na UFPI do evento “Torquato 50 anos”. O cinquentenário da morte do artista piauiense será retomado nos dias 16, 18 e 25 de novembro, no SESC Cajuína, e no dia 19 de novembro, na Academia Piauiense de Letras (APL).

torquatoneto50anos-11.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, ressaltou a importância da participação da UFPI nesse homenagem a Torquato Neto, que deixou grande contribuição para a cultura brasileira. "Avalio como positiva essa participação da UFPI nesse espaço que tem a finalidade de fornecer mais conhecimento. São vários países que falam o português que se interessam por esse artista. Torquato Neto nos deixou um importante legado e um evento como esse nos permite estudar e produzir mais sobre esse que foi um grande poeta piauiense", disse.

torquatoneto50anos.jpg

George Mendes, primo e curador do acervo de Torquato Neto

Para George Mendes, primo e curador do acervo de Torquato Neto, é fundamental cada vez mais propor espaços que levem a obra do artista homenageado para dentro da Universidade."A UFPI jamais poderia deixar de estar presente em um momento como esse, por isso, vejo como de extrema importância essa participação da universidade nesse que foi o ponto de partida de um movimento que vai se agigantar por todo o País e que está revisitando o legado de Torquato Neto", destacou.

Durante sua fala, o professor e jornalista Fenelon Rocha, destacou que Torquato foi uma figura chave da cultura brasileira e com um vasto legado também no jornalismo.

"A Universidade tem esse papel de repercutir os temas que acontecem na sociedade. Ou até mesmo tomar a dianteira e propor a discussão, ainda mais quando se trata de um sujeito como Torquato Neto, que possui uma enorme relevância dentro do aspecto cultural, não só aqui para o Piauí, mas também em nível nacional", disse.

torquatoneto50anos-5.jpg

Fenelon Rocha, docente do Departamento de Comunicação Social da UFPI

Também estiveram presentes no evento os historiadores Fábio Leonardo, Jaislan Honório, Isis Rost e o jornalista Francisco Magalhães. O debate foi mediado pelo Prof. Edwar Castelo Branco, docente do Departamento de História da UFPI.

Logo após o debate, os espectadores elaboraram perguntas e interagiram com os palestrantes. Na sequência, foram exibidos os filmes “Todas as horas do fim” e “Pira poesia", que exploram a vida e as múltiplas frentes do poeta.

Confira a programação.