Abertura oficial do PIBID e PRP 2022/2024 é realizada na UFPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 16h04

Na manhã desta sexta-feira (11), aconteceu a abertura oficial dos programas institucionais de bolsa de iniciação à docência - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência  Pedagógica (PRP), edição 2022/2024. O evento aconteceu de forma hibrida, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e contou com a presença coordenadores, professores, estudantes e bolsistas.

pibid2022 12

Os programas integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Já o PRP tem por objetivo fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Maria do Carmo de Sousa, coordenadora do PRP da UFPI, afirmou que os programas realizam a imersão do licenciando nas escolas, ainda na sua graduação, para que o aluno tenha uma formação inicial adequada e com qualidade. “Com essas ações temos, de uma forma geral, uma melhoria na qualidade  da educação do nosso país de uma maneira permanente”, disse.

pibid2022

 Coordenadora do PRP da UFPI, Maria do Carmo de Sousa

Segundo a coordenadora institucional do PIBID/UFPI, Rejane Freitas, o Programa tem sua atuação na UFPI desde 2008 e tem produzido bons resultados para a educação do Piauí. “Os estudantes tem a oportunidade, sob a coordenação de professores, de atuar com docência na pratica, podendo ter as suas primeiras experiências, conhecendo a realidade educacional e contribuindo para a educação de crianças que dependem de uma melhor assistência e orientação metodológica”.

 pibid2022 4

Coordenadora institucional do PIBID/UFPI, Rejane Freitas