UFPI incentiva a prevenção do câncer de próstata em ações do Novembro Azul

Imprimir
Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 08h45

315503206_167136312664488_5587753991241150401_n.jpg

A campanha Novembro Azul é dedicada a abordar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nesse sentido, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) preocupada com o bem-estar e a saúde dos seus servidores e profissionais colaboradores promove a campanha em seus quatro campi. As atividades envolvem a realização de blitz educativas, distribuição de panfletos, ginástica laboral, teste de glicemia, orientação com equipe multiprofissional da saúde, aferição de pressão arterial e palestras. A ação é uma iniciativa da Superintendência de Recursos Humanos (SRH/UFPI), em parceria com os campi de Bom Jesus, Floriano, Picos, o Curso de Enfermagem, Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGG), SINTUFPI, GEAP e Resolve.

Em Teresina, a campanha Novembro Azul acontece entre os dias 21 e 23 de novembro. Os dias 21 e 23 serão voltados para a realização de blitz educativas nas unidades acadêmicas e administrativas nos horários de 16h às 18h.

Segundo a Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, Flávia Lorenne, a campanha Novembro Azul, assim como o Outubro Rosa compõe mais uma atividade do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. “Temos a intenção de alertar aos nossos servidores a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Nesse sentido, estamos atuando com os campi da UFPI para o desenvolvimento de ações de conscientização”, disse.

Já o dia 22 de novembro corresponde ao dia “D” da ação. As intervenções, que ocorrem no horário de 9h às 11h no setor de Serviços Gerais da UFPI, serão educativas e dedicadas à saúde, como palestras, entrega de panfletos, ginástica laboral, teste de glicemia, orientação com equipe multiprofissional da saúde e aferição de pressão arterial. As atividades contam com a participação dos alunos da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGG) e da Disciplina de Saúde do Adulto e do Idoso I - Curso de Enfermagem CCS/UFPI, sob a coordenação da professora Maria Teresa Galiza. 

De acordo com a professora Teresa Galiza, os discentes do Curso de Enfermagem atuaram na Blitz Educativa entre os dias 21 e 23 de novembro nos setores administrativos a fim de orientar. “No dia 22 será o momento de integração com o SESMT/UFPI, GEAP e Resolve - Administradora de Plano de Saúde que além do momento de educação em saúde sobre o exame de próstata e os demais aspectos de cuidados à saúde, stands serão montados para verificação de pressão arterial, teste glicêmico, verificação de IMC e circunferência abdominal, além de um educador físico para conduzir um momento de alongamento corporal”, afirmou.

Novembro azul nos campi fora de sede

No Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, a campanha Novembro Azul acontece nos dias 23 e 24 de novembro. 

Conforme relata a Assistente da Direção do CAFS, Sayonara Brito, o primeiro dia será marcado por uma caminhada realizada pela Coordenação do Curso de Enfermagem como parte do projeto B-R-O-BRÓ Da Saúde. “No segundo dia, no auditório do Colégio Técnico de Floriano, será realizado um bate-papo voltado à Saúde do Homem, com a colaboração da docente Isaura Danielli e discentes do curso de Enfermagem do CAFS, além da realização de testes de glicemia e aferição de pressão”, disse.

Em Bom Jesus, a programação ocorre de modo integrado entre o Campus Cinobelina Elvas e o Colégio Técnico. Segundo o professor Joaquim Filho, as atividades serão promovidas no dia 22 de novembro. “As ações realizadas de modo conjunto vão levar ao público acadêmico palestras, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e do Índice de Massa Corpórea e orientações gerais sobre a Saúde do Homem”, frisou.

O professor Magno Batista Lima conta que os alunos do IV Módulo do Curso Técnico em Enfermagem de Bom Jesus irão ministrar palestra também no dia 22 novembro. “A palestra terá como foco a prevenção do câncer de próstata, contudo os estudantes vão abordar temas relacionados à saúde do homem, como cuidados com diabetes, obesidade e hipertensão. Então, nós vamos montar quatro estações do lado de fora do auditório do CTBJ que vão medir e verificar a pressão dos nossos participantes, além de conceder mais orientações”, pontuou.

Vale ressaltar também que através de parceria com a Secretaria de Saúde de Bom Jesus, serão realizados testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. O resultado fica pronto em 30 minutos.

Confira a programação completa de Bom Jesus.

No Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, o Novembro Azul ocorre durante todo o mês, por meio de campanha digital em vídeos com a professora do Curso de Enfermagem, Ana Roberta Vilarouca da Silva e do médico, especializado em Urologia e Cirurgia Geral, Edvar Soares de Oliveira da Uroclínica.

A técnica em Assuntos Educacionais da Divisão de Recursos Humanos de Picos, Gláucia Porto, fala que além das ações digitais, o campus promove atividades, como: entrega de panfletos instrutivos com foco na importância de hábitos saudáveis, autocuidado e realizações de exames periódicos.

“Destaque para o dia “D” que será no dia 22 de novembro. Haverá palestra, teste glicemia, aferição de pressão para docentes, técnicos, alunos e comunidade externa no pátio geral do CSHNB das 09:00h às 11:00h, com participação de alunos do  grupo de pesquisa em Saúde Coletiva - GPeSC da professora do Curso de Enfermagem Ana Roberta Vilarouca da Silva”, finalizou.

Mais informações, acesse o folder da campanha.