UFPI continua a celebrar cinquentenário de morte de Torquato Neto

Imprimir
Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 08h27

IMG_0035.jpg

Na noite de ontem (16), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) retomou as atividades em comemoração aos 50 anos de morte do poeta piauiense Torquato Neto, com o evento “Torquato Neto 50 anos”, que acontece agora no SESC Cajuína, em TeresinaO evento iniciou-se na Universidade nos dias 9 e 10 de novembro, no Cine Teatro da UFPI e seguirá até o dia 25 de novembro, ainda no Sesc cajuína. O evento também acontecerá amanhã (19/11), na Academia Piauiense de Letras (APL), com lançamento e livro da Edufpi. 

A ocasião foi marcada pela abertura de exibição do “Torquatália 40 anos”, que é uma reedição repleta de inúmeros trabalhos do poeta, em uma versão audiovisual, que ficará aberta ao público no SESC Cajuína até o dia 16 de dezembro. Logo após este período, a amostra será sediada na UFPI, no antigo espaço do Banco do Brasil, no Rosa dos Ventos. 

IMG_0072.jpg

Vice-reitor Viriato Campelo durante a ocasião

A "Torquatália 40 anos" é uma exibição da obra do artista, que teve início em 1982 em Teresina e já contou com várias edições em outros locais pelo Brasil. O vice-reitor, Viriato Campelo, entusiasta da obra do poeta, chegou a participar da primeira Torquatália e destaca a importância da celebração de um artista multifacetado como Torquato, de respaldo não só na região piauiense, como nacionalmente. “Hoje, a obra dele ganhou o espaço do SESC Cajuína, com poesias, letras de música, desenhos, feitos inclusive com a caligrafia dele. Além de poemas visuais, de anotações e registros do que ele fazia, trabalhos que traduzem o grande artista versátil que ele era”, enfatizou sobre a exibição que completou 40 anos.

IMG_0044.jpg

Na abertura das atividades no Sesc Cajuína, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, também participou do lançamento do livro “Torquato Neto Arte Inacabada”, obra que traz o selo da Edufpi e tem no vice-reitor um de seus organizadores. A obra conta com um compilado de textos de 16 autores, que destacam a trajetória do poeta, que mesmo após a morte, ainda enriquece a literatura piauiense com diversas obras. 

IMG_0045_1.jpg

George Mendes, primo e curador do acervo de Torquato, durante o lançamento do livro “Torquato Neto Arte Inacabada"

Para George Mendes, primo e curador do acervo de Torquato, o lançamento do livro durante o evento, revigora o trabalho do artista que só cresce, chegando a influenciar a música, as artes, o cinema, o jornalismo cultural e outros campos. “O que esse livro faz é reunir e tentar até quantificar como essa obra de fato ganhou essa dimensão, como ela cresceu, como ela é recebida até hoje com força, curiosidade e intensidade pelo o público, inclusive pelos os mais jovens”, destacou.

Ainda ontem, a programação contou com a primeira audição de músicas inéditas de composição de Torquato Neto, apresentadas por compositores piauienses. As apresentações contam com 20 músicas e continuarão acontecendo durante os próximos dias da celebração: 18 e 25 de novembro.

Na ocasião, os cantores Geraldo Brito e o grupo Os Faustinos  endoçaram a noite com músicas e o encerramento contou com a exibição do filme “Todas as Horas do Fim”.

IMG_0084.jpg

Músico Zé Roraima, durante a ocasião

 

IMG_0091_1.jpg

 Músico Edvaldo Nascimento, parceiro de Torquato, durante a ocasião


As comemorações do cinquentenário contam com a realização do SESC Piauí, Academia Piauiense de Letras, Plug Propaganda e UPJ Produções.

Confira a Programação

Foto da exibição das obras do artista:

IMG_0038.jpg