Solenidade de Abertura do SiUFPI 2022 terá palestras com diretor do MCTI e coordenadora do CNPq

Imprimir
Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 21h45

Com o tema “Despertar a ciência para as novas gerações”, a Universidade Federal do Piauí está na conclusão dos preparativos de abertura da 4ª edição dos Seminários Integrados da UFPI, que ocorre na terça-feira (22/11), a partir das 9h, no Cine Teatro. A edição, que marca o início da retomada presencial do evento desde a pandemia, será em modo híbrido, com transmissão no canal da UFPI TV no YouTube.

Na ocasião, a mesa de honra de abertura da solenidade contará com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; e da Coordenadora-Geral do SIUFPI e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettman. Além disso, haverá entrega de placas homenageando aos parlamentares que destinaram recursos para o crescimento da Instituição e o incentivo ao ensino, pesquisa e extensão. A deputada federal Margarete Coelho falará em nome dos agraciados. 

WhatsApp_Image_2022-11-18_at_16.21.12.jpeg

Ainda na solenidade de abertura, haverá duas grandes palestras, tendo como conferencistas o Prof. Daniel Fonseca Lavouras, diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, que destacará o tema "Despertar a Ciência para as novas gerações"; e a palestrante Lucimar Batista de Almeida, Coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, que abordará o tema “A contribuição da iniciação científica para a formação acadêmica e profissional do aluno”.

WhatsApp_Image_2022-11-18_at_16.21.13_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-18_at_08.09.27.jpeg

O destaque cultural da solenidade ficará por conta da apresentação da camerata “Professor Emmanuel Coelho Maciel”, que irá executar a apresentação Luar do Sertão - Sarau Lítero Musical de Catulo da Paixão Cearense, sob regência e direção artístico-musical do maestro e professor da UFPI, Cássio Martins. 

Maior evento da UFPI

O SIUFPI 2022 será formado por oito grandes seminários que acontecerão de forma simultânea. São eles: o XXXI Seminário de Iniciação Científica (SIC); o XIV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI); o XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX); a IX Mostra de Comunidades (MC); o III Seminário de Ensino de Graduação (SEG); o III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos (SIPECT); o VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação (CP-PRPG); e o IX Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE). No site, já é possível conferir editais dos Seminários que integram o evento clicando aqui. A submissão de trabalhos poderá ser realizada a partir do dia 22 de novembro.

A programação do evento inclui ainda conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, nos quais será possível conhecer trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores da graduação, pós-graduação e colégios técnicos. Os trabalhos apresentados abrangem as áreas de ensino, pesquisa e extensão. 

Excepcionalmente este ano, o SIUFPI terá duração de duas semanas, devido aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.