CEAD/UFPI realiza aula inaugural do Curso Tecnólogo em Energias Renováveis

Imprimir
Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 12h03

Com o objetivo de atender demandas de uma sociedade cada vez mais alinhada à pauta sustentável, na manhã desta segunda-feira (21), ocorreu a aula inaugural do Curso Tecnólogo em Energias Renováveis, ofertado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). A cerimônia foi realizada no Auditório do Curso de Física, no Centro de Ciências da Natureza (CCN).

energiasrenovaveis-5.jpgAula inaugural do Curso Tecnólogo em Energias Renováveis

Estiveram presentes o Reitor da UFPI, prof. Gildásio Guedes; a diretora do CEAD, Lívia Nery; o diretor do Centro de Ciências da Natureza, Edmilson Miranda de Moura; o diretor do Centro de Tecnologia, Marcos Antônio Tavares Lira; o diretor de Administração Acadêmica, Leomá Matos; o vice-diretor do CEAD e coordenador do novo curso, Ildemir Ferreira dos Santos; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales, além de professores e alunos matriculados. 

Para o reitor, o prof. Gildásio Guedes, é uma grande satisfação que a UFPI possa lançar um novo curso, dentro de uma tema importante nos debates que fazem parte da sociedade atual: “O ano de 2022 representa uma retomada daquilo que já vínhamos fazendo antes da pandemia. Nesse sentido, a nossa Universidade não para e estamos fazendo acontecer nas unidades de ensino, nos departamentos, nas coordenações de curso, nos centros acadêmicos e em todos os setores. Então, é motivo de grande satisfação começarmos este novo curso, em uma área tão importante”, enfatizou o reitor.

energiasrenovaveis-25.jpgReitor da UFPI, Gildásio Guedes

Na perspectiva de expansão das ações do CEAD, a prof. Lívia Nery, diretora do centro, fala sobre a importância da aula inaugural para o curso: “A Universidade tem avançado muito nos últimos anos, conseguimos colocar projetos em frente, por isso a aula inaugural representa a Instituição que cresce cada vez mais. Esse era o momento da Universidade ter um curso pautado para o olhar da sustentabilidade, uma vez que o Brasil é um país propício para a energia limpa, assim como o estado do Piauí.”, comenta ela. A diretora ainda ressalta a importância dos cursos estarem ligados com as demandas da sociedade: “Surge uma demanda no mercado de trabalho local e com esses cursos nós visamos atender essa necessidade que tem crescido.", acrescenta.

energiasrenovaveis-20.jpgDiretora do CEAD, prof. Livia Nery

O aluno Alan Jones, comenta que seu interesse na área começou durante a pandemia, ao assistir vídeos e estudar mais sobre o tema. Ele diz que viu no curso ofertado pela UFPI, uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos: “Estou com muitas expectativas, quero aprender muito e colocar esses conhecimentos em prática. Trabalhando no campo, está cada vez mais evidente que as energias renováveis representam o futuro da nossa sociedade”, ressalta.

energiasrenovaveis-30.jpgAluno ingressante no curso, Alan Jones

Na oportunidade, o coordenador do curso, prof. Ildemir Ferreira dos Santos, ministrou a aula inaugural e acolheu os alunos ingressantes no curso. O momento foi de apresentação de informações sobre a utilização do ambiente virtual, a estrutura curricular que o curso dispõe, assim como os objetivos que devem ser alcançados com os futuros profissionais, agora em formação. A turma é composta por quase 70 alunos matriculados. 

energiasrenovaveis-2_copy.jpgComunidade acadêmica presente na aula inaugural