Aula Inaugural marca o início das atividades do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia do CTT

Imprimir
Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 20h59

DSC_0352h.jpg

Aula Inaugural do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia do CTT

Ocorreu na tarde desta segunda-feira (21) a Aula Inaugural do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia, oferecido pelo Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI). O curso é o primeiro de nível superior oferecido pelo CTT. Nesta primeira oferta, foram disponibilizadas 20 vagas na modalidade presencial, que foram preenchidas por meio do SISU.

A atividade foi realizada presencialmente no auditório CTT e contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; da superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Profa. Virgínia Muniz; do diretor do CTT, Prof. Ednaldo Mousinho; e da coordenadora do curso, Isolda Márcia, além de professores e alunos que também estavam bastante entusiasmados com o início das atividades, que acontecerão ao longo de sete períodos letivos.

DSC_0366g_copy.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Durante a sua fala, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou os valores e as experiências que a partir de agora serão compartilhadas e, consequentemente, gerarão impactos positivos para as gerações que estão por vir.

"Este novo curso se reveste de importância para a nossa universidade e para a comunidade externa. Pois estamos cumprindo o nosso dever de produzir conhecimento e formar profissionais de qualidade, principalmente na área da Agroecologia, que está ligado diretamente à qualidade de vida das pessoas", disse.

DSC_0381_1.jpg

Superintendente do EBTT, Tâmara Muniz

O curso Superior em Tecnologia em Agroecologia prepara seus alunos para o desenvolvimento de uma agricultura que considere os impactos ambientais, a sustentabilidade dos recursos, as características culturais e as políticas para práticas ecológicas, como a agricultura familiar.

A Superintendente do EBTT, Tâmara Muniz, destacou que o curso foi elaborado justamente para oferecer uma educação em agroecologia que pensa nos impactos ambientais, na sustentabilidade e na gestão de recursos em uma maneira sustentável. "Nossos alunos vão poder analisar e executar as melhores formas técnicas de preparo da agricultura de uma forma sustentável e que aproveite os recursos que temos dentro do nosso estado", disse.

DSC_0347_copy_copy.jpg Francisco Mousinho, diretor do CTT

Segundo Francisco Mousinho, diretor do CTT, o novo curso já era uma aspiração antiga e que agora o objetivo do CTT é dar continuidade ao apoio de criação de novos cursos, inclusive em outras áreas, como informática e saúde.

"Esperamos que esse curso se consolide e no futuro possamos ofertar novos cursos aqui no CTT, porque a nossa missão é trazer cursos de qualidade. E a Agroecologia desperta muito interesse da população por conta da produção de alimentos saudáveis", destacou.

DSC_0350_1.jpg

Regina Miyauchi, aluna do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia.

Para Regina Tomoko Miyauchi, aluna do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia, as expectativas são as melhores possíveis, pois a discente busca aprimorar o que já aprendeu participando da Feira de Base Agroecológica e Cultural da UFPI "Eu me interessei por essa área justamente porque já faço parte da feira de Agroecologia da UFPI. Eu sou artesã e a minha expectativa é tentar entender para que também possamos explicar de uma forma mais completa para as pessoas que visitam a nossa feira", relatou.

DSC_0394_1.jpg

Coordenadora do curso, Isolda Márcia

Após a solenidade, a coordenadora do curso, Isolda Márcia apresentou as atividades que foram planejadas para os o curso que acontecerá presencialmente ao longo de 3,5 anos. Na sequência, a Profa. Valéria Silva, agroecologista no Sítio Terra Mãe, ministrou uma palestra com o tema " Vivência Agroecologia”.

Também estiveram presentes à mesa de honra da Aula Inaugural o Prof. Carlos Augusto Sá, coordenador do Curso Tec. em Informática; Prof. Marcyanny Sousa, coordenadora do Ensino Médio; Prof. Nayra Costa, coordenadora do Curso Téc. em Enfermagem; Prof. Luzineide Fernandes, coordenadora do Curso Téc. em Agropecuária e o Prof. Raimundo José, que na ocasião representou a Comissão de Elaboração do Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia.