Inscrições abertas para o evento que lança o Programa de Extensão Memória do Serviço Social no Piauí

Imprimir
Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 13h46

WhatsApp_Image_2022-11-29_at_13.43.53.jpeg

O Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí foi criado no ano de 1976 e ao longo de quase cinco décadas foi responsável pela formação de mais de 1530 bacharéis em Serviço Social, sendo a única Instituição de Ensino Superior pública do Estado a ofertar este curso. Foi nesse sentido que o departamento de Serviço Social criou o Programa de Extensão Memória do Serviço Social no Piauí, que tem por objetivo geral promover o resgate da memória e o conhecimento da história do curso de Serviço Social da UFPI, a partir de ações voltadas à preservação e socialização do patrimônio documental.

Como parte das ações do Programa de Extensão, acontecerá a Oficina de Formação em História e Memória do Serviço Social, que inicia suas atividades no dia 5 de dezembro, e está com inscrições abertas no SIGAA.

O programa pretende: localizar, digitalizar e organizar as fontes de informações, documentos e arquivos históricos do Curso de Serviço Social da UFPI, no período de 1976 a 2021; socializar o acervo histórico e documental sobre a trajetória Curso de Serviço Social na UFPI, a partir da criação e alimentação de página na internet; promover debates, eventos e publicações sobre a trajetória do Curso de Serviço Social da UFPI; difundir conhecimentos e fomentar pesquisas sobre a história do Serviço Social no Piauí; contribuir para que as novas gerações de docentes e discentes possam conhecer a história do Curso de Serviço Social da UFPI; criar espaços de integração entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo docentes, discentes da graduação e pós-graduação, assistentes sociais e comunidade em geral.

WhatsApp_Image_2022-10-11_at_18.16.36.jpeg

Professoras do Curso de Serviço Social coordenam Programa de Extensão Memória do Serviço Social no Piauí

A coordenação geral fica a cargo da professora Sofia Laurentino, que atualmente é coordenadora do curso de Serviço Social, além das professoras do departamento de Serviço Social, Iracilda Braga e Teresa Cristina, e as professoras aposentadas Simone Guimarães, Dalva Macedo e Maria do Rosário Fátima. A equipe é composta por discentes da graduação em Serviço Social e da pós-graduação em Políticas Públicas, técnicos e assistentes sociais.

WhatsApp_Image_2022-11-22_at_09.19.44.jpeg

Segue a programação do evento a seguir:

DATA 05/12/2022

Local: Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI

 14:00h às 14:30h – Mesa solene de abertura

 14:30h às 15:00h – Lançamento do Programa de Extensão Memória do Serviço Social no Piauí

 Profa. Sofia Laurentino – Coordenadora do Programa de Extensão Memória do Serviço Social no Piauí

 15:00h às 17:00h – História do curso de Serviço Social da UFPI

Profa. Simone Guimarães – Professora Aposentada do Departamento de Serviço Social/ UFPI

 Profa. Dalva Macedo – Professora Aposentada do Departamento de Serviço Social/ UFPI

Profa. Maria do Rosário  – Professora Aposentada do Departamento de Serviço Social/ UFPI

17:00h às 17:30h - Debate

DATA: 16/01/2022

Local: a definir

Horário: 09h às 12:00h

 Oficina: Memória e História Ministrante: Profa. Maria do Rosário – professora aposentada do departamento de Serviço Social/ UFPI

 DATA: 23/01/2022

 Local: a definir

 Horário: 09h às 12:00h

 Oficina: A prática da pesquisa com arquivos documentais e históricos

 Ministrante: Prof. Pedro Vilarinho – Departamento de História/UFPI

 DATA: 06/02/2022

Local: Google Meet

 Horário: 09:00h às 12:00h

 Oficina: História e Memória do Serviço Social no Nordeste: as experiências da Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal do Pernambuco Profa. Selma Brandão (UFMA) Prof. Adilson Silveira (UFPE).