PPG em Biodiversidade e Conservação da UFPI realiza primeira defesa de mestrado

Imprimir
Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 11h47

Nesta sexta-feira (2) ocorreu a primeira defesa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Piauí (PPGBC/UFPI). A dissertação foi defendida pela discente Gleidiany da Costa Moreira, que desenvolveu a pesquisa intitulada “Distribuição geográfica atual e futura de Braconidae no Brasil: perspectivas na conservação”. O trabalho foi orientado pela Profa. Helena Carolina Onody, docente permanente do PPGBC e professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Corrente.

defesa_copy.png

O PPGBC é o único programa de pós-graduação stricto sensu da área de Biodiversidade da CAPES, no estado do Piauí. O Programa teve a sua criação aprovada no ano de 2019, iniciando suas atividades no segundo semestre de 2020, em meio à pandemia por COVID-19. Naquela ocasião, 11 docentes (10 permanentes e 1 colaboradora) estavam credenciados no PPGBC. Atualmente, o Programa é formado por 15 docentes permanentes, 1 docente colaborador e 34 discentes, que desenvolvem projetos de pesquisas em duas linhas: Conhecimento da Biodiversidade; e Uso e Conservação da Biodiversidade.

Para o Coordenador do PPGBC, o Prof. Leonardo Sousa Carvalho, esta defesa de mestrado é um marco para o desenvolvimento científico do Estado do Piauí. O professor complementou: “As Ciências Biológicas são abrangidas pela graduação em nossas instituições públicas de ensino superior há décadas. No entanto, biólogos formados no Piauí e que desejassem seguir sua formação em nível de pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de Biodiversidade, precisavam buscar Programas em outros estados. A criação do PPGBC supre esta demanda e a defesa da Gleidiany representa o primeiro resultado do nosso Programa, na formação de recursos humanos no estado do Piauí. Em nome da Coordenação, parabenizo a discente a orientadora pelo trabalho concluído.”