Campus de Picos realiza curso de identificação de mosquitos transmissores de arboviroses

Imprimir
Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 09h27

 Captura_de_Tela_58.png

Participantes do curso de Identificação de Culicídeos

O Laboratório de Parasitologia, Ecologia e Doenças Negligenciadas (LAPEDONE), UFPI-Picos, realizou o curso de capacitação em Identificação de Culicídeos, em parceria com o Centro de Inteligência de Agravos Tropicais Emergentes Negligenciados (CIATEN) e a Fiocruz Piauí.

O curso, organizado pelos professores Antonio Ferreira Mendes de Sousa, Ana Carolina Landim Pacheco e Lilian Catenacci, teve como objetivo capacitar estudantes e profissionais para a coleta, armazenamento e identificação de espécies de mosquitos vetores de arboviroses, sendo de fundamental importância dada a elevada ocorrência das doenças transmitidas por culicídeos no Piauí, como dengue, zika, chikungunya e, mais recentemente, a febre do Nilo Ocidental.

Ministrada pelo Dr. Alexandre Araújo, pesquisador da Fiocruz-PI, a capacitação foi realizada em duas turmas com aulas teóricas e práticas, sendo a primeira para alunos de graduação e pós-graduação da UFPI, de 21 a 25 de novembro, e a segunda para agentes e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), no período de 28 de novembro a 02 de dezembro.

mosquitos_transmissores_ufpi3.png

Participantes em aula prática de identificação de culicídeos

mosquitos_transmissors_ufpi2_copy.png