Realizado V Seminário de Formação Docente e Discente do Parfor/UFPI

Imprimir
Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2022, 21h45

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na quarta-feira (7), o V Seminário de Formação Docente e Discente do Parfor/UFPI.

O evento ocorreu de forma virtual, através do canal do Parfor/UFPI no YouTube e da plataforma Google Meet  O  público-alvo foram os professores formadores vinculados ao programa em 2022.2, os cursistas e a comunidade acadêmica, em geral.

O Seminário de Formação do Parfor/UFPI trouxe em sua quinta edição o tema: “Pavimentando caminhos: refletindo sobre os desafios e perspectivas para o retorno às atividades presenciais do Parfor/UFPI” e pautou as políticas públicas de formação de professores, problematizando retrocessos, lutas, resistências e, sobretudo, as perspectivas de mudanças requeridas na conjuntura atual.

A cerimônia de abertura contou com a participação da Profa. Maria da Glória Duarte Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI; Prof. Maycon Silva Santos, Coordenador de Seleção e Programas Especiais; Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador do curso de Letras-Português do Parfor/UFPI, como mediador do seminário e representante dos demais Coordenadores de Curso do Parfor/UFPI; Profa. Francisca das Chagas do Monte Belo, Coordenadora Local do Parfor no polo de Castelo do Piauí, representando todos os Coordenadores Locais do programa; Prof. Raimundo Nonato Firme da Silva, egresso do curso de Filosofia do Parfor/UFPI, aluno da turma de Geografia do polo de Batalha, representando os demais cursistas; Profa. Hosana dos Santos Tavares, Secretária de Educação de Miguel Alves, representando os demais secretários e dirigentes municipais, Profa. Edna Maria Magalhães do Nascimento, representando os demais professores formadores vinculados ao programa, e as intérpretes Deuselania Ferreira e Mizaely Freire.

Na ocasião, o Prof. Maycon Silva Santos ressaltou que está acompanhando de perto o trabalho incansável da professora Glória Ferro e afirmou: “Este seminário representa muito para todos nós que estamos envolvidos, pois acompanhando de perto esses programas a gente consegue ver realmente como eles tocam a vida das pessoas que fazem parte deles e em como o Parfor/UFPI transforma a educação do nosso estado”.

Na sequência, foi realizada a Roda de Diálogo I intitulada “Formação docente no contexto do Parfor/UFPI: organização de tempos e espaços formativos”, mediada pelas Profa. Glória Ferro (Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI) e a Profa. Bartira Araújo (Coordenadora do curso de Geografia do Parfor/UFPI), com a coordenação do Prof. João Benvindo de Moura (Coordenador do curso de Letras-Português do Parfor/UFPI).

“Com esse evento, tivemos a oportunidade de vivenciar mais um momento de reflexão e debate sobre formação docente e de planejamento de dinâmicas formativas para professores que estão no exercício da docência que possa reverberá em novas trilhas de aprendizagens para os estudantes da educação básica pública”, disse Glória Ferro.

Dando continuidade, o Prof. Luiz Fernandes Dourado (UFG/ANPAE) proferiu a palestra “Políticas de formação de professores: retrocessos e perspectivas”, com a mediação da Profa. Shara Jane Holanda Costa Adad (PPGEd/UFPI). Sendo um dos momentos mais aguardados do seminário, o palestrante iniciou com uma citação de Gaudêncio Frigotto - “A educação é uma prática social constitutiva e constituinte das relações sociais mais amplas” - e contemplou os participantes com um grande debate em torno do tema. O momento foi bastante elogiado no chat do canal no YouTube.

No turno da tarde, ocorreu a Roda de Diálogo II intitulada “Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI: espaço de materialização da aprendizagem interdisciplinar” mediada pelas professoras Bartira Araújo (Coordenadora do curso de Geografia do Parfor/UFPI) e Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Letras-Libras do Parfor/UFPI), com a coordenação da Profa.Marta Maria Azevedo Queiroz (Coordenadora do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI). 

O Seminário foi finalizado com a reunião de formação pedagógica, que foi conduzida pelos coordenadores de curso e teve como pauta as especificidades e nova regulamentação do Parfor (Portaria CAPES Nº 220/2021) e as orientações gerais para o planejamento das atividades acadêmicas pelos professores formadores selecionados através do Edital Nº 67, de 08 de novembro de 2022 com ênfase no Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR).

As palestras estão disponíveis no canal do Parfor/UFPI no YouTube.

Para mais informação, entre em contato com a coordenação institucional do Parfor por meio do e-mail  ou pelo telefone (86) 32371955.

Confira a programação.