Abertura do I Simpósio "Internacionaliza UFPI" destaca importância da mobilidade acadêmica

Imprimir
Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2023, 17h31

AAA 0144

Cerimônia de abertura do I Simpósio “Internacionaliza UFPI”

Impulsionar e fomentar a mobilidade acadêmica no cenário internacional é um dos objetivos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como forma de promover e intensificar as políticas de internacionalização, a universidade realiza o I Simpósio “Internacionaliza UFPI”. A programação teve início às 8:30 desta terça-feira (24), no Cine Teatro da UFPI, localizado no espaço Rosa dos Ventos.  O evento que segue até esta tarde, presencialmente, também é transmitido pela UFPI TV, no YouTube.

O Simpósio faz parte de ação da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação (PRPG) e da Assessoria Internacional (ASSINTER) da UFPI. Também colaboram com a iniciativa, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

AAA 0146

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

Na oportunidade, o Vice-Reitor da UFPI, em exercício na reitoria, Viriato Campelo, presidiu a mesa de abertura e destacou a importância de estender parcerias com outras instituições na promoção de eventos que enriquecem saberes e promovem oportunidades aos acadêmicos. “O significado da realização deste evento é estabelecer a aproximação com o conhecimento em diversas partes do mundo. Primazia da nossa universidade, a qual já possui e participa de convênios com o intuito de estimular a internacionalização”, enfatizou.

AAA 0104

Integrantes da mesa de honra 

Também participaram da solenidade de abertura, a Assessora de Relações Internacionais da UFPI (ASSINTER), Juliana Paz; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; representando o Reitor do IFPI, Profa. e assessora de relações internacionais da instituição, Jenice Almeida Lopes Diniz; representando a SEDUC, Prof. Antônio Cardoso do Amaral; representando o Presidente da FAPEPI, o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, Ciro Gonçalves e Sá; representando o superintendente do HU, Prof. Carlos Eduardo Batista de Lima, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU; representando o reitor da UESPI, Profa. Mônica Maria Braga Gentil, Pró-Reitora de Graduação da UESPI; a representante da CONFAP e palestrante no evento, Flávia Perdigão Cerqueira; e o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFDPAR, Prof. Daniel Fernando Pereira Vasconcelos.

AAA 0109

Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo destacou a felicidade da oportunidade de idealizar o evento e promover discussão a respeito da internacionalização. “A nossa preocupação como Administração Superior é institucionalizar a internacionalização na UFPI, a qual é um anseio da comunidade acadêmica. Nesse sentido, seguimos trilhando um caminho em ascensão, uma vez que já temos cursos com nota 5, um com nota 6 e alguns com nota 4 na avaliação da CAPES, e desejamos melhorar estes desempenhos através da mobilidade de alunos”, pontuou. 

AAA 0125

Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz

Para a Assessora Internacional (ASSINTER) da UFPI, Juliana Paz, uma das metas da instituição é aumentar a participação dos estudantes nos programas de inovação, na graduação e na extensão, no que tange a mobilidade acadêmica. “Este primeiro simpósio de internacionalização é uma das políticas da UFPI que visa fomentar a integração do corpo acadêmico com a comunidade científica de vários continentes e favorecer assim os processos de inovação, competitividade e inserções internacionais”, declarou.

AAA 0112

Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, Ciro Gonçalves e Sá

O Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, Ciro Gonçalves e Sá, destacou que o dia do debate sobre internacionalização, realizado pelo evento, é necessário, dado a celebração do dia Internacional da Educação. “A FAPEPI está disposta a colaborar com diferentes projetos de mobilidade acadêmica. A intenção é ajudar no processo de fomento para que as Universidades e os centros de tecnologia do Piauí possam estabelecer parcerias internacionais. Esses convênios são fundamentais para impulsionar o avanço da comunidade acadêmica”, disse.

AAA 0137

Assessora de Relacões Internacionais do IFPI, Jenice Almeida Diniz

A Assessora de Relações Internacionais do IFPI, Jenice Almeida Diniz, enfatizou a importância de firmar parcerias que promovam qualidade na educação piauiense. “Uma de nossas pretensões é investir na internacionalização, poder trocar conhecimento e aprender novas experiências a partir da mobilidade acadêmica”, afirmou.

AAA 0171

Estudante do PPG em Enfermagem da UFPI, Lopes Lena Tchivala

Para o angolano Lopes Lena Tchivala, que ingressou no curso de Pós-Gradução em Enfermagem da UFPI, em setembro, as políticas de internacionalização são importantes para a ampliação do conhecimento em diversos países. “Eventos como este claramente são uma oportunidade não só para os brasileiros, mas também para nós estrangeiros. A mobilidade acadêmica é importante para a Universidade e também para nós como profissionais poder  implementar no nosso país um crescimento em termos científico e acadêmico”, enfatizou.

Para a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Profa. Solange Maria Teixeira, curso que foi avaliado com nota cinco pela CAPES, as novas políticas de internacionalização colaboram para um impulso na educação dos estudantes. "Nós percebemos o quanto é importante uma política institucional de internacionalização, iniciativas como o evento de hoje constituem estratégias necessárias que vão ajudar os PPGs da UFPI a participar do debate sobre a internacionalização”, afirmou.

AAA 0199 1

Nas laterais, as ministrantes Flávia Perdigão Cerqueira e Maria del Pilar de Miguel Ortega

Iniciando a programação do evento, Flávia Perdigão Cerqueira, Assessora Internacional da CONFAP, ministrou a primeira Conferência, com o tema: “Intercâmbio de Pesquisadores Doutores Brasileiros e chamadas de financiamento”. Durante a palestra discutiu sobre os programas e convênios que possibilitam a mobilidade acadêmica, assim como funciona o financiamento das viagens para outros países. "A CONFAP é uma ONG, que possui fundações em todos os estados do Brasil, todas as atividades são pensadas e desenvolvidas reconhecendo as diferenças regionais, temos ainda parcerias nacionais e internacionais, que possibilitam o enriquecimento da educação não só nacional, como internacionalmente ", destacou.AAA 0190 1

Conferência II: Colaboração em pesquisa e inovação tecnológica entre o Brasil e a Espanha, ministrada por Maria del Pilar de Miguel Ortega

A segunda conferência da manhã “Colaboração em pesquisa e inovação tecnológica entre o Brasil e a Espanha” foi conduzida pela representante do Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) da Espanha no Brasil, Maria del Pilar de Miguel Ortega. Na ocasião, a conferencista ressaltou que sua discussão será sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa entre Brasil e Espanha.

“Temos que aproveitar a proximidade cultural que existe entre a Espanha com a América Latina servindo de porta de entrada para a Europa. Nesse sentido, queremos fomentar a produção de conhecimento, assim como observamos a modalidade de pesquisa implementada pelas Universidades, seja teórica ou voltada para aplicação no mercado”, destacou Maria del Pilar de Miguel Ortega.

Na período da tarde, a programação segue com a Conferência III - Internacionalização, governança e Ações Transversais na Pós-graduação: o caso da UFPE - Assessoria Internacional da UFPE, ministrada pelo Prof. Madson Gois Diniz (UFPE). Além da apresentação de Relatos de Experiência, com a Pós-graduanda em Farmacologia, Deyna Francélia Andrade Próspero e o Pós-Graduando em Letras, Israel Alves Correa Noleto. Ambos participaram da seleção do Doutorado Sanduíche, iniciativa da UFPI, proporcionada em conjunto com a CAPES e outras intuições de ensino público, para promover a mobilidade acadêmica.

Ainda no evento, em seu encerramento, a PRPG da UFPI lançará o Edital de Doutorado Sanduíche no Exterior, programa oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa possibilita a mobilidade de alunos, mediante a oferta de bolsa que auxilia na mudança e estadia em outro país.

Também estiveram presentes no simpósio na parte da manhã, o Pró-Reitor de Planejamento da UFPI (PROPLAN), Luís Carlos Sales; a Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Keylla Urtiga; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG), Ana Beatriz Gomes; o Coordenador de Programas Stricto Sensu, Francisco de Assis de Sousa Nascimento; o Diretor de Administração Acadêmica (DAA/PREG), Leomá Matos; a Diretora do CEAD, Lívia Fernanda Nery; a Diretora do CCE, Eliana de Sousa Alencar Marques; a Diretora do CCHL, Profa. Edna Maria Goulart Joazeiro; a Coordenadora de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Profa. Solange Maria Teixeira; a Superintendente de Comunicação da UFPI, Samantha Castelo Branco, entre outras autoridades e gestores de instituições parceiras no evento.

Confira a programação completa do evento

Link das transmissões: 

Programação da manhã: https://www.youtube.com/live/CGm2fJI8l10?feature=share

Programação da tarde: https://www.youtube.com/live/mLybHDzqx0s?feature=share